Sociedade

Festa dos 108 anos celebra nova vida do Académico FC

  • Notícia

    Notícia

Um rejuvenescimento com um novo complexo desportivo é motivo mais do que suficiente para redobrar a força com que o Académico FC está a celebrar o seu 108.º aniversário. A festa subiu de tom durante este fim de semana, com um jantar que homenageou vários associados e fez do presidente da Câmara sócio honorário, na noite de sábado, e uma manhã de animação desportiva na Foz, neste domingo, dia do aniversário.

O ginásio do centenário clube da Rua de Costa Cabral foi palco de um jantar festivo na noite de sábado, que teve entre os convidados de honra o presidente da Câmara do Porto e a vereadora da Juventude e Desporto. Rui Moreira recebeu o título de Sócio Honorário e Catarina Araújo o de Sócio de Mérito, tendo em conta a atenção e o apoio que vêm concedendo ao clube.

Recorde-se, por exemplo, que o Executivo Municipal decidiu por unanimidade, no início deste ano, a cedência em direito de superfície do prédio municipal onde o AFC tem a sua sede, o que permitirá o tal rejuvenescimento com um novo complexo desportivo.

Aliás, começou ainda antes do início deste verão o estudo geológico-geotécnico que permitirá, entre outros aspetos, conhecer e quantificar as características do terreno que podem afetar a viabilidade, projeto e construção da obra prevista. O objetivo é, por isso, a antecipação dos possíveis problemas vinculados ao terreno, permitindo a correta planificação e otimização de custos, tanto na minimização ou eliminação de riscos como na execução do projeto.

Entretanto, no jantar de ontem, e além daqueles galardões, foram também agraciados como Sócios Beneméritos os associados João Bispo, Luís Costa e Adelino Lacerda, sendo ainda atribuídos diplomas a todos os associados com 25, 50 e 75 anos filiação.

As comemorações, que começaram com o V Torneio Puskas de Hóquei em Patins, no início deste mês, incluíram também neste fim de semana a Missa de Aniversário, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição (Marquês) e a cerimónia do Içar da Bandeira no Palacete do Lima. Prosseguiram hoje de manhã, dia em que o clube completa 108 anos. Na Praça do Molhe, concentraram-se atletas jovens do AFC das modalidades de hóquei em patins, andebol, basquetebol, ginásio e patins em linha. São mesmo as camadas jovens que muito tem contribuído para manter grande e importante a atividade do Académico na cidade e no país.

Da sua história, destaca-se o emblemático Estádio do Lima, que foi um dos primeiros campos de futebol relvados do país, onde o FC Porto jogava por empréstimo nos anos 40 do século passado, e que foi cenário do clássico do cinema português "O Leão da Estrela".

O filme da vida do clube ganha agora novas cores e os olhos estão postos no projeto do novo complexo que lhe permitirá abraçar com outro vigor outros tantos anos de atividade em prol do desporto e da juventude.


Curiosidades:

- a designação "Académico" vem do facto de o clube ter sido criado por um grupo de estudantes do então Liceu Alexandre Herculano para prática de futebol. Foi até inicialmente designado "Grupo de Estudantes";

- com o crescimento do AFC, o seu Estádio do Lima chegou a enquadrar também uma pista de atletismo e um importante velódromo onde, durante vários anos, tinha início e fim a Volta a Portugal em Bicicleta.