Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festa de anos do Rivoli faz-se com El Baile de Mathilde Monnier em estreia nacional
18-01-2018
A coreógrafa francesa Mathilde Monnier e o escritor argentino Alan Pauls fazem neste sábado, no Rivoli, a estreia nacional do seu espetáculo El Baile, uma imaginação coletiva, cheia de música intemporal. El Baile é o principal de um enorme programa de eventos que assinalam o 86.º aniversário do Rivoli, entre as 11 horas de sábado e as 4 horas de domingo.

Esta programação non-stop dá ao público a oportunidade de descobrir novas criações, começando pelas famílias, a quem é dedicada a manhã com uma viagem palavra em palavra com Joana Providência e Regina Guimarães e o workshop Festa no Teatro. Será também ocasião para visitar a instalação sonora de Maria Trabulo "Soará a silêncio, o som de uma revolução dentro de um Bunker?", que é inaugurada às 12 horas com um momento performativo. 

Da parte da tarde, estreia "Coro", um "quase musical" encenado por André Murraças com os colaboradores do Rivoli, os artistas associados apresentam do seu trabalho e, no Café Rivoli, é lançado o n.º 6 do Caderno do Rivoli. Haverá, ainda poesia cantada por Ana Deus no projeto "Bruta".

À noite, o palco do grande auditório recebe então "El Baile" da paradigmática Mathilde Monnier em colaboração com Alain Pauls. No subpalco do Rivoli, a Oficina Arara prepara uma cenografia especial para contextualizar o concerto dos Galadrop, mas é no Café que vai poder dançar noite fora ao som de Affreixo, André Tentúgal e Pedro Tudela com curadoria de Rodrigo Affreixo.

Todas as atividades são de entrada gratuita e os bilhetes podem ser levantados no próprio dia, a partir das 10 horas, no máximo de dois bilhetes por pessoa.

Entretanto, o público que não tiver oportunidade de estar presenta neste dia de aniversário pode acompanhar, na RTP 2~a partir das 22 horas, a transmissão do espetáculo "Dancing Grandmothers" da sul coreana Eun-Me Ahn, que o Rivoli apresentou a 3 de novembro passado.

//
PROGRAMA
11h00 - Do pé para a mão, Joana Providência e Regina Guimarães, Sala de Ensaios
11h00 - Festa no Teatro - Workshop para Famílias
12h00 - Soará a silêncio, o som de uma revolução dentro de um bunker?, inauguração de instalação de Maria Trabulo, no foyer do Grande Auditório Manoel de Oliveira, com momento performativo
15h00 - Coro, André Murraças, Auditório IAC
15h00 - Do pé para a mão, Joana Providência e Regina Guimarães, Sala de Ensaios
15h30 - lançamento do Caderno do Rivoli n.º 6 "Bodied Spaces - discursos cruzados entre corpo e espaço", coordenação editorial Gabriela Vaz Pinheiro, editado em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda
16h30 e 18h00 - Um solo sobre Brother, Marco da Silva Ferreira, Piso 5
16h30 e 18h00 - Jorge Andrade conta a história da mala voadora, Sala Pingue-Pongue
18h00 - Coro, André Murraças, Auditório IAC
19h00 - BRUTA, Ana Deus & Nicolas Tricot, piso 5
19h00 - Aquecimento Paralelo do espetáculo El Baile com Valter Fernandes, Sala de Ensaios
21h30 - El Baile, Mathilde Monnier & Alan Pauls, Grande Auditório MO
23h30 - Galadrop e Oficina Arara, Understage com Matéria Prima
23h30 - Festa com DJs Affreixo, André Tentugal, Pedro Tudela, curadoria Rodrigo Affreixo
+ 2 projetos performativos duracionais de Tales Frey F2M2M2F x 6 + Estar a Par