Sociedade

Fernando Echevarría responde a homenagem com a leitura do seu mais recente e inédito poema

  • Notícia

    Notícia

"O pensamento pensou-se" é o título do poema escrito "nos últimos dias" por Fernando Echevarría e que o poeta partilhou hoje, dia do seu 90.º aniversário, como forma de agradecimento pelas homenagens da Câmara do Porto e do Governo.

Logo após a sessão de inauguração da mostra bibliográfica "Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría", na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fernando Echevarría recebeu a Medalha de Mérito Cultural das mãos da ministra da Cultura, Graça Fonseca, segundo quem "a leitura dos seus poemas será sempre a melhor forma de homenagear um autor".

Perante uma plateia onde se encontravam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o anterior ministro da Cultura e também poeta, Luís Filipe Castro Mendes, o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, ou a Professora e ensaísta Maria João Reynaud, entre outros, Graça Fonseca defendeu que "a Cultura é o que de nós irá sobreviver" e regozijou-se: "Sorte a da Cultura e da Língua Portuguesa que este filho das duas culturas ibéricas tenha escolhido escrever em Português".

No agradecimento, Fernando Echevarría (filho de pai português e mãe espanhola) afirmou que "poeta que se preze tem por ofício maior preservá-la [à Língua] com zelo obsessivo, aumentando-a em todas as suas dimensões" de modo a devolvê-la, já que - defende - "a Língua é dádiva ao povo inteiro". E, nesse sentido, Fernando Echevarría revelou o seu mais recente poema, inédito:

"O PENSAMENTO PENSOU-SE

até ao fundo de si.

Esse em si aberto à noite,

núbil. E talvez feliz,

mas num ponto turvo, porque

isento de algum confim.

Pensar-se ouviu-se a pensar-se,

Nada, nem ninguém, ali

a não ser a luz da análise

iluminando-se a si.

E à altura fria da noite

e da música. Do atril

de partituras translúcidas.

Analíticas. E, enfim,

fazendo das várias uma

cumulação, concluiu

torrenciar por dentro a fonte

da leitura - esse país

arrefecido da noite,

cujo esquecimento diz

quanto tudo muda. E é móvel

a escuta da noite em si."