Sociedade

Feira do Livro já abriu e homenageia Agustina este sábado às 17 horas

  • Notícia

    Notícia

O primeiro dia da Feira do Livro do Porto foi uma amostra do que nas próximas três semanas vai acontecer na Avenida das Tílias, nos jardins do Palácio de Cristal. A inauguração de três exposições marcaram o arranque do certame que amanhã, às 17 horas, homenageia Agustina Bessa Luís, a quem será atribuída uma tília.

Hoje, a renovada avenida abriu cheia de cor e gente, dos avós aos netos, ávida por encontrar nas prateleiras dos 130 stands da feira as últimas novidades e edições, mas também livros antigos e relíquias, que já não se encontram nas livrarias. Organizada pela segunda vez em 82 anos pela Câmara do Porto, a Feira do Livro do Porto surgiu com pequenos melhoramentos, como iluminação, piso melhorado, melhor acessibilidade e informação e ainda mais expositores, entre os quais estão representadas as grandes editoras, os principais livreiros e os mais tradicionais alfarrabistas.

O recinto, de entrada livre, conta ainda com uma área de restauração melhorada, com um carrossel para os mais pequenos, muita animação a cargo da Porto Lazer e um cada vez mais completo e rico programa cultural, que começa já a ser a marca de água desta nova abordagem que a Câmara do Porto está a fazer de um certame deste tipo.

Fundamental será a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que, integrada na feira, disponibiliza o seu espaço para debates, sessões de cinema e muita outra atividade paralela. No mesmo edifício, a Galeria Municipal tem disponíveis duas importantes exposições, a que se junta uma terceira junto ao auditório da Biblioteca, e que têm o livro como pretexto principal.

Ainda integrado no programa da Feira do Livro 2015, estão as comemorações dos 150 anos dos jardins do Palácio de Cristal, evocados com várias iniciativas, entre as quais subidas em balão de ar quente ou as tradicionais fotografias à la minuta.

Conheça toda a programação e os expositores no micro-site da Feira do Livro em www.cm-porto.pt/feiradolivro 

Siga também o evento no FACEBOOK