Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Feira do Livro do Porto é uma felicidade
01-09-2015

Foi hoje apresentada no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a programação cultural e de animação preparada para a edição de 2015 da Feira do Livro do Porto, que decorre de 4 a 20 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal. Esta apresentação contou com a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do Vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva e do Administrador da PortoLazer, Nuno Lemos.


Nesta edição da Feira do Livro do Porto, o tema em destaque é a felicidade que, segundo Rui Moreira, é um assunto muito atual, que muito nos tem preocupado e que deve ser discutido.


Outro dos pontos altos deste evento é a homenagem à escritora portuense Agustina Bessa-Luís, considerada uma grande figura da literatura portuguesa, que retrata o Porto como ninguém e que tem a capacidade para atingir todos os públicos-alvo. A escritora será homenageada com a atribuição de uma Tília, no sábado, dia 5, pelas 17 horas.


Rui Moreira destacou o balanço positivo registado no ano passado e o facto de este ano a adesão dos participantes ter sido maior, esgotando a capacidade prevista e superando positivamente as expetativas do município, com aumento em 30% face a 2014, sendo que este ano haverá 76 expositores divididos por 130 pavilhões.


Relativamente ao local escolhido, à semelhança do ano passado, o autarca considera os jardins do Palácio de Cristal como o local mais indicado já que se relaciona em muito com o pensamento, através da Galeria e da Biblioteca aí presentes, assim como, a monumentalidade e romantismo emanada pela Avenida das Tílias. Além disso, 2015 é a data em que se comemoram os 150 anos deste espaço emblemático da cidade.


Para Paulo Cunha e Silva, sobressai aqui o espirito de uma feira do livro associada a um festival literário particularmente rico. Dentro deste festival, é possível assistir a dez debates, cada um deles com três participantes - o primeiro desenvolve-se em torno de Agustina Bessa-Luís e o último reflete sobre a escrita e a memória política.


Em paralelo, está também programado um ciclo de cinema sobre a relação entre o cinema, a palavra e a felicidade; este ciclo será transmitido através da visualização de um conjunto de sete filmes que serão apresentados por diversas personalidades ligadas à literatura.


A Feira do Livro contará, também, com um festival de spoken word composto por seis sessões e terá uma "Quinta de Leitura" inteiramente dedicada à obra de Agustina Bessa-Luís.


Este ano, a Feira do Livro apresenta uma novidade absoluta - o Speaker´s Corner (em português, "canto do orador") - um espaço para todos aqueles que, durante 15 minutos, queiram falar sobre literatura e felicidade.


Decorrerão, também, as já habituais atividades de animação e de lazer para miúdos e graúdos, que contam com concertos, zonas de restauração e outras iniciativas, como recriações históricas, visitas guiadas, exposições, espetáculos de novo circo, entre outras, especialmente preparadas para mobilizar o público e proporcionar um ambiente agradável a todos os visitantes.


Este ano, a Feira do Livro terá um horário mais alargado:

- Domingo: das 12 horas às 22 horas;

- Segunda a Quinta: das 15 horas às 22 horas;

- Sexta: das 15 horas às 23 horas;

- Sábado: das 12 horas às 23 horas;




Para mais informações relativas à Feira do Livro 2015, leia também:

- Feira do Livro já tem imagem

- Feira do Livro esgotada

- Feira do Livro com 76 expositores

- Feira do Livro é cultura e animação

- Sessão dedicada a Agustina

- Feira do livro com dez debates

- Porto, Capital da Palavra

- A felicidade e o cinema em análise na Feira do Livro

- Reutilização na Feira do Livro

- Agustina homenageada