Cultura

Feira do Livro do Porto vai promover-se em Madrid num dos mais importantes eventos literários da Europa

  • Notícia

    Notícia

#pf_ambiente_03_FL_01.jpg

A Feira do Livro do Porto dá este ano, pela primeira vez, um importante passo para se internacionalizar, depois de ter sido convidada a estar presente na congénere de Madrid, uma das maiores feiras do livro da Europa.

 

O evento espanhol tem lugar em maio e junho, aproveitando a Câmara do Porto para divulgar internacionalmente a sua feira bem como vários autores consagrados do Porto. Sophia de Mello Breyner Andresen, autora homenageada este ano no certame portuense, será uma das figuras em destaque igualmente em Madrid, onde também ocorrerá o lançamento da reedição de "Húmus", a obra-prima de Raul Brandão.

 

O anúncio foi feito esta tarde pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, durante a inauguração da exposição "Raul Brandão: 150 anos - biografia e obra literária", na Biblioteca Pública Municipal do Porto, que assinala o aniversário do nascimento do escritor.

 

Rui Moreira quer tirar o máximo partido do convite de Madrid para que o Porto integre a participação de Portugal como país convidado na 76.ª Feira do Livro espanhola, pelo que vai aproveitar para dar um forte impulso ao plano de internacionalização do evento portuense, o que acontece pela primeira vez.

 

Recorde-se que a Feira do Livro do Porto, que tem já uma história com oito décadas, foi descontinuada em 2013, tendo sido recuperada por Rui Moreira em 2014, pela primeira vez com organização da autarquia. Desde aí, realiza-se nos jardins do Palácio de Cristal, em setembro, num modelo em tudo idêntico à de Madrid, quer no espaço, muito semelhante, quer no modelo de apoio que é dado pela biblioteca que integra o recinto quer na dinâmica criada através de um verdadeiro festival literário em seu torno.

 

Naquele que é um dos maiores eventos culturais da Europa e das melhores Feiras do livro a nível internacional, o Porto participará com um stand da sua própria Feira do Livro, no qual irá promover projetos editoriais contemporâneos do Porto e dar a conhecer várias das obras de escritores de maior projeção que nasceram na cidade. Estão mesmo já programadas sessões de homenagem a dois desses autores, sendo o primeiro Raul Brandão, logo a 26 de maio, dia da abertura do certame no Parque del Retiro.

 

Tendo em conta que se trata de um importante momento para a indústria livreira espanhola, a quarta maior do mundo, o Porto está a preparar para essa ocasião um acontecimento que reflita a grandiosidade da vida e obra de Brandão, desde logo com o lançamento de uma reedição de "Húmus" em castelhano, publicado em 1923.

 

Sob a marca "Porto.", essa iniciativa editorial assinalará também o centenário de "Húmus", cuja versão original em português data de 1917. Trata-se da obra mais importante da autoria de Raul Brandão e uma das mais importantes da literatura nacional, sendo apontada como o primeiro romance existencialista português a incluir traços do expressionismo literário.

 

A sessão de 26 de maio, no pavilhão portuense em Madrid, contará com a participação do ensaísta, poeta e ficcionista Nuno Júdice e da ensaísta e crítica Maria João Reynaud, cuja tese de doutoramento em Literatura Portuguesa se debruçou sobre as três versões de "Húmus".

 

A presença do Porto no evento da capital espanhola vai também ser aproveitado para fazer a ligação ao evento que, em setembro, regressará aos Jardins do Palácio de Cristal e terá como homenageada do ano Sophia de Mello Breyner Andresen.

 

Por essa razão, Sophia será alvo de uma homenagem na feira de Madrid, a 6 de junho, durante uma sessão em que participam a sua filha Maria Sousa Tavares, Professora de Literatura e também autora de vários livros de poesia, e Ana Luísa Amaral, poetisa, tradutora e Professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana.