Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Feira do Livro do Porto passou este ano o patamar dos 300 000 visitantes
30-09-2018

Um número recorde de visitantes, aumentos das vendas, lotação esgotada em quase todos os eventos e uma satisfação global por parte da estrutura organizativa, dos expositores, dos participantes e do público - é este o balanço geral da edição deste ano da Feira do Livro do Porto.


Mais do que uma feira, um autêntico festival literário, o evento decorreu entre os dias 7 e 23 deste mês nos Jardins do Palácio de Cristal, e deixou evidente o sucesso - tanto da escolha do local como da data - para fixar a sua realização.


Consolidados esses dois fatores, a Feira do Livro do Porto reforçou a apresentação de uma programação exigente e repetiu a aposta na dupla de programadores Anabela Mota Ribeiro e José Eduardo Agualusa com a coordenação de Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara para a Cultura.
 

Além da homenagem à personalidade escolhida para esta edição - José Mário Branco - os 17 dias da Feira ofereceram inúmeras oportunidades culturais e de animação, desde conversas com autores consagrados até subidas em balão de ar quente, passando por concertos de jazz e workshops infantis, bem como por debates (oito), sessões de spoken word (4), exposições (3), um ciclo de cinema (5 filmes), um curso breve de literatura (10 lições), sessões especiais (10) e dois novos projetos (Escritor em Residência e Cabine de Escalas).


Os resultados, visíveis na permanente presença de público na Avenida das Tílias e no Auditório, incluem a passagem dos 300 mil visitantes pela Feira (285 mil em 2017 e 250 mil em 2016), o que se traduziu também no aumento das vendas de livros que, em média, foi de 60%, havendo mesmo casos de expositores com crescimentos da ordem dos 70% e mesmo de 80%. A título de exemplo, o pavilhão da Câmara do Porto registou a venda de mais de 500 publicações municipais.


Ao mesmo tempo, também os eventos programados registaram grande afluência de público, destacando-se o milhar de pessoas que frequentaram as Lições e as quase 35 mil que assistiram também aos vários debates. Já o programa educativo teve a participação de 2 981 pessoas.
 

A Feira do Livro do Porto, desde 2014 fixada nos Jardins do Palácio de Cristal e organizada diretamente pelo Município, tem uma dimensão estabilizada de 130 pavilhões, de modo a manter o equilíbrio ambiental e o respeito pelos jardins românticos. As atividades de programa decorrem no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na Galeria Municipal do Porto e na Capela de Carlos Alberto, bem como nos diferentes recantos ao ar livre que fazem da envolvente um local único na cidade e com vistas incomparáveis sobre o Rio Douro e as suas margens.