Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Feira do Livro do Porto cada vez mais consolidada teve fim-de-semana perfeito
05-09-2016

A Feira do Livro do Porto arrancou com um dos seus melhores fins-de-semana de sempre, com perto de 70 mil visitantes nos primeiros três dias. O dia de abertura terá sido a melhor sexta-feira de sempre, desde que a feira é organizada pela Câmara do Porto, tanto em afluência como, sobretudo, em volume de vendas, e o sábado e domingo registaram uma presença constante de público, logo desde a hora de abertura.


Ontem, domingo, à hora do fecho do certame, havia ainda muitas centenas de pessoas no recinto e as vendas de livros continuavam em muitos dos 131 stands. O domingo contou, aliás, com uma participação admirável de público, tanto na Avenida das Tílias, onde estão editoras, livreiros e alfarrabistas e onde decorrem muitas das acções de animação, como no interior da Biblioteca e da Galeria Municipal, onde acontece a maioria das acções de programação cultural.


Os debates contaram com casa cheia nas duas primeiras sessões, realizadas sábado e domingo, e as sessões de spoken word e cinema têm também registado grande afluência de público, confirmando a qualidade da programação preparada pela Câmara do Porto. Também as sessões de jazz e as performances de dança, realizadas ao ar livre, atraíram muita gente.


A previsão meteorológica para esta semana e para o próximo fim-de-semana continua a ser favorável, o que sugere que se mantenha a afluência elevada de público e que a Feira do Livro do Porto venha, dessa forma, a ultrapassar os 200 mil visitantes registados em 2014 e 2015.


Para os números recorde registados no primeiro fim-de-semana terá também contribuído o ajuste de horário feito pela organização. A Feira do Livro do Porto abre este ano mais cedo, ao meio-dia, fechando às 21 horas durante a semana e às 23 horas às sextas e sábados.


A qualidade da praça de alimentação, que permite agora almoçar e jantar na feira, a adesão de cada vez mais editoras, os melhoramentos no espaço operados de ano para ano pela Câmara do Porto e a consolidação do público após três anos de estabilidade da data e da localização, na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, serão também factores que estão a contribuir para o crescente sucesso do evento, que se prolonga até dia 18 de Setembro.