Cultura

Feira do Livro do Porto abre hoje as portas nos Jardins do Palácio de Cristal

  • Notícia

    Notícia

#mno_montagem_feira_livro_2020_12.jpg

Miguel Nogueira

A espera chegou ao fim, hoje é o dia da abertura da Feira do Livro do Porto. A festa dos livros e da leitura decorre nos Jardins do Palácio de Cristal até 13 de setembro.

Esta sétima edição da Feira do Livro organizada pela Câmara do Porto nos Jardins do Palácio Cristal decorre em ambiente particularmente desafiante e marca a retoma das atividades culturais públicas do município, interrompidas pela pandemia.

O primeiro dia da Feira do Livro 2020 ficará marcado pela apresentação do livro "1820.Revolução Liberal no Porto", de José Manuel Lopes Cordeiro, editado pela Câmara do Porto. A sessão decorre no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 16 horas, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do autor da obra, e ainda de Nuno Faria, diretor do Museu da Cidade e coordenador da programação da Feira do Livro.

Também nesta sexta-feira será inaugurada a exposição "A Guerra", com ilustrações de André Letria, no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A programação musical da Feira do Livro também arranca hoje, com várias propostas: Aquilo que vocês quiserem e S. Pedro atuam às 19 horas no ciclo Concertos de Bolso, que tem curadoria do Maus Hábitos, e decorre no Terreiro da Casa do Roseiral. Às 21,30 horas, Mau - Utopia dão início ao Porta-Jazz ao Relento, no Lago dos Cavalinhos.

No sábado o grande destaque será a comemoração da memória da poeta Leonor de Almeida, autora homenageada desta edição da Feira do Livro, a quem será atribuída uma tília de homenagem pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A cerimónia tem início às 17 horas de sábado.

Não faltam motivos para ir até aos Jardins do Palácio de Cristal. Recorde tudo o que precisa de saber sobre horários, lotação, medidas sanitárias, bilhetes para eventos, antes de visitar a Feira do Livro do Porto.

Todas as informações são permanentemente atualizadas no site oficial da Feira do Livro e no Facebook.

Consulte aqui a programação completa da Feira do Livro do Porto 2020.