Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Feira do Livro começa a ganhar vida nos jardins do Palácio de Cristal
21-08-2015

Já começou a montagem das estruturas que darão vida à edição de 2015 da Feira do Livro do Porto. A cerca de duas semanas do início da Feira, estão já a ganhar forma mais de 130 pavilhões que irão albergar os 76 expositores que estarão presentes este ano, um número que superou as expetativas e os números do ano passado.

 

A Feira do Livro volta a realizar-se na Avenida das Tílias, no Jardim do Palácio de Cristal e, também, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett e na Galeria Municipal, e tem data de inauguração marcada já para o próximo dia 4 de setembro e estará patente para ser visitada até ao dia 20 do mesmo mês.

 

A entrada é livre e, para além dos expositores presentes e da literatura que proporcionam, este ano a Feira incluirá também um atrativo programa cultural e de animação, com sessões de cinema, debates, exposições, apresentações de livros, spoken word, performances e atividades destinadas aos mais novos.

 

No ano passado, a Câmara do Porto organizou pela primeira vez, em 80 anos, a Feira do Livro, que atraiu cerca de 200 mil visitantes. Este ano, a autarquia decidiu manter o mesmo modelo de atuação. Veja aqui o vídeo com o balanço da Feira do Livro de 2014.

A edição deste ano contou, também, com um forte empenho do Pelouro da Cultura e da Porto Lazer.


Tal como aconteceu na edição do ano passado, a Feira do Livro contará com a participação de editoras, livreiros e alfarrabistas, para além de diversas instituições que estarão representadas com as suas edições e que conferem uma diversidade assinalável a esta iniciativa, nomeadamente, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade do Porto, a Imprensa Nacional Casa da Moeda, os CTT, o jornal Público, a Fundação Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis e a Cooperativa Árvore, além da própria Câmara do Porto.

Destaca-se, também, como novidade, a presença da Porto Editora nesta edição de 2015, através da presença de dois dos seus representantes, depois da ausência notada em 2014.

 

Agustina Bessa Luís, consagrada escritora portuense, será a homenageada nesta edição da Feira do Livro. No ano passado, esta graça foi atribuída a Vasco Graça Moura, distinguido através da atribuição simbólica de uma tília e da inauguração de uma placa de homenagem.

 

Mais uma vez, à semelhança do que também já sucedeu em 2014, o programa de reutilização de livros escolares volta a estar presente na Feira do Livro que decorre nas semanas antes do regresso às aulas.

De relembrar que, atualmente, este programa já se encontra a funcionar no Gabinete do Munícipe. Para mais informações, clique aqui.

 

Para mais informações relativas à Feira do Livro 2015, leia também:

- Feira do Livro já tem imagem

- Feira do Livro esgotada

- Feira do Livro com 76 expositores

- Feira do Livro é cultura e animação