Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

FBAUP ajuda o Louvre a assinalar 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci
15-01-2019
O único desenho de Leonardo Da Vinci existente em Portugal pertence à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e vai ser emprestado ao Museu do Louvre, em Paris.

O museu mais visitado do mundo, que só no ano passado atraiu mais de 10 milhões de pessoas, vai assinalar no próximo outono os 500 anos da morte do que é tido com o maior génio de sempre e contará com "Rapariga lavando os pés a uma criança" que o mestre italiano da Renascença desenhou em 1483.

Este desenho (185 x 114 mm) terá chegado ao Porto no século XIX e integra a Coleção de Desenho Antigo da FBAUP, tendo estado recentemente emprestado ao Teylers Museum de Haarlem, na Holanda.

Leonardo Da Vinci (15 de abril de 1452/2 de maio de 1519) foi um multifacetado artista (pintor, escultor, poeta, músico), inventor e cientista, anatomista, botânico, matemático, arquiteto, engenheiro. São da sua autoria obras tão conhecidas como "Mona Lisa" (ou "Gioconda", que está no Louvre)" e "A última ceia" (que está em Milão) e estudos como "O homem vitruviano" e vários modelos de máquinas voadoras. Pintou também "A Virgem dos Rochedos" em duas versões (uma está no Louvre e outra na National Gallery de Londres) e "Salvator Mundi", que é a obra de arte mais cara de sempre e foi adquirida por um príncipe saudita por 450 milhões de dólares.

O desenho "Rapariga lavando os pés a uma criança" está avaliado em cerca de um milhão de euros.