Sociedade

FAUP promove homenagem ao Arq. Francisco Barata

  • Notícia

    Notícia

#fib_PDM_Patrimonio_Cultural_05.jpg

Filipa Brito

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) inaugura hoje a exposição "Francisco Barata. Continuar Inovando", com uma sessão evocativa da vida e obra do arquiteto Francisco Barata (1950-2018), antigo diretor e professor da FAUP.

Marcada para as 18 horas no Auditório Fernando Távora, o evento integra a comemoração dos 40 anos da FAUP e a homenagem a um dos principais nomes da arquitetura portuguesa e da Escola do Porto, vencedor do Prémio João de Almada em 2014.

A exposição tem curadoria de Antonio Esposito e Andrea Ugolini e comissariado de Carla Garrido de Oliveira e Mariana Sá, contando na sessão de inauguração com introdução de João Pedro Xavier (diretor da FAUP) e intervenções de Fátima Vieira (vice-reitora da Universidade do Porto), Antonio Esposito, Andrea Ugolini e Francesco Saverio Fera (Universidade de Bolonha), Manuel Fernandes de Sá e Sergio Fernandez (FAUP).

A mostra é composta por desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitetura, a exposição inclui uma selecção de 11 projetos considerados representativos da obra de Francisco Barata, com diferentes usos, programas e escalas de intervenção, nas quais prevalece a relação do novo com o pré-existente. O conjunto abrange três décadas de atividade profissional envolvendo intervenções em espaço público, em monumentos nacionais, em equipamentos escolares, em habitação plurifamiliar e unifamiliar.

"Francisco Barata. Continuar Inovando" foi organizada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Bologna - Campus Cesena em 2017, no contexto da presença do arquiteto Francisco Barata como Professor Visitante Internacional do Mestrado em Arquitetura. Esteve já patente em Cesena, Ravena e Bari e abre hoje no Porto, ficando patente até 19 de fevereiro na Galeria de Exposições da FAUP, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados), com entrada livre.

Está ainda prevista a realização de um conjunto de visitas guiadas a obras do arquiteto Francisco Barata representadas na exposição, que serão conduzidas pelos arquitetos Hélder Casal Ribeiro e Manuel Barata.

Os projetos de recuperação do Largo do Olival e a Rua do Almada (Porto 2001), assim como a Marginal de S. Paio, em Canidelo, Gaia, foram outros com a assinatura de Francisco Barata, que foi ainda autor de um estudo urbanístico para a Praça da Corujeira e para uma praça fronteira ao antigo Matadouro Municipal, tendo colaborado até à data da sua morte com a Câmara do Porto na revisão do Plano Diretor Municipal.