Sociedade

Fase municipal do concurso nacional de leitura juntou 51 alunos de escolas do Porto

  • Notícia

    Notícia

A fase municipal do Porto do Concurso Nacional de Leitura realizou-se na passada semana na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, como habitualmente, juntando desta vez 51 alunos de 38 escolas da cidade.

Trata-se de um concurso que visa promover o livro e a leitura, mas não através de uma competição entre escolas, antes celebrando a palavra dita e escrita, a língua portuguesa e a cultura universal através de uma grande comunidade de leitores que envolve ativamente escritores, alunos, professores, pais, bibliotecários, editores, etc.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) é a única biblioteca do país que organizou consecutivamente as 13 edições do Concurso Nacional de Leitura, de 2006 a 2019, e o tema escolhido desta vez pela autarquia foi o das "Viagens", em homenagem à circum-navegação que Fernão de Magalhães iniciou há 500 anos e, simultaneamente, aos 50 anos da chegada do Homem à Lua.

Neste contexto, a BMAG selecionou quatro autores de leitura obrigatória: de Manuel Alegre, "As naus de verde pinho" (1.º ciclo); de Miguel de Sousa Tavares, "Planeta Branco" (2.º ciclo); de José Xavier, "Experiência Antártida (3.º ciclo); e de José Saramago, "A viagem do Elefante" (ensino secundário).

Os alunos, com idades entre os 8 e os 18 anos, realizaram provas escritas e orais, jogaram o CNL + forte, leram as mensagens originais dos autores para os seus leitores, visitaram as exposições dos quatro autores e uma exposição iconográfica com a história do CNL/Porto.

Todos os alunos e escolas receberam livros e outras ofertas proporcionadas pelos patrocinadores e parceiros do concurso, sendo que os 20 finalistas que chegaram à prova oral receberão bilhetes do Teatro Municipal do Porto. Além disso, os três vencedores de cada ciclo de ensino receberam prémios no valor global de 700€ oferecidos pela Porto Editora.

Esses 12 alunos vencedores - representantes dos Agrupamentos de Escolas Clara de Resende, Filipa de Vilhena, Carolina Michaelis, Alexandre Herculano, Aurélia de Sousa e Cerco do Porto - foram apurados para a fase seguinte, a fase intermunicipal, que decorrerá numa biblioteca da Área Metropolitana do Porto em abril.

O júri salientou a elevada prestação dos participantes em todas as provas, fruto de uma adequada preparação que as escolas do Porto e os seus professores proporcionaram aos alunos.

Veja todos os apurados da fases municipais de todo o país e conheça melhor a 13.ª edição do CNL.