Educação

FAP decidiu cancelar a Queima das Fitas 2020

  • Notícia

    Notícia

#fib_queima_2016_17.jpg

Miguel Nogueira

Os festejos da semana académica do Porto, marcados entre 3 a 10 de maio, foram cancelados pela Federação Académica do Porto (FAP). Pelo bem maior da saúde pública e na guerra contra o novo coronavírus, a Queima das Fitas regressa em 2021.

A direção da FAP, presidida por Marcos Alves Teixeira, anunciou nesta terça-feira que a decisão foi "ponderada, conjunta e tomada depois de esgotados todos os cenários de alternativa" e que contou também com o apoio das suas associações de estudantes.

No comunicado divulgado pela organização estudantil, sobressai que, mais do que a tristeza que esta decisão acarreta, a Academia do Porto deve ficar com o sentimento do dever cumprido.

Depois de o Município do Porto ter lançado um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais, apelando à população #FicaEmCasa, também a FAP seguiu o exemplo, lançando um vídeo sob o mote "O Nosso Porto de encontro é #ficaremcasa", reforçando assim a mensagem.

Para a FAP, a pandemia Covid-19 vai ficar na "história da humanidade", tendo imposto, em pouco mais de três meses, "mudanças colossais no nosso bem mais precioso, a nossa forma de viver. O mundo está a mudar e, naturalmente, todos somos, e devemos ser, parte dessa mudança", conclui o presidente da Federação Académica do Porto.