Cultura

Fantasporto agarra os desafios da modernidade a partir de 19 de fevereiro

  • Notícia

    Notícia

#DR_Prospect.jpg

O Fantasporto é antigo de quase 40 anos, mas abraça os desafios da modernidade para mais uma edição que, de 19 de fevereiro a 8 de março, traz 36 antestreias e quase 200 filmes sobre os temas da atualidade no mundo.

O evento, que tem desta vez um número recorde de filmes portugueses (57) a concurso, resultou da seleção de cerca de 600 filmes chegados de 59 países e leva ao Rivoli exibições que "vão abordar as problemáticas do ambiente, da tecnologia, da saúde, da desumanização, das sociedades e da luta contra o radicalismo", como adianta a diretora do Fantas, Beatriz Pacheco Pereira.

A 39ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto faz a pré-abertura com a homenagem ao clássico de Dennis Hopper "Easy Rider", assinalando os 50 anos da sua estreia. Vai também recordar a estreia de "Alien" há 40 anos e ainda "Laranja Mecânica e "The Shining" nos 90 anos de nascimento e 20 de morte do realizador britânico Stanley Kubrick.

Com o arranque oficial a ser feito com "Prospect", de Zeek Earl e Chris Caldwell, o encerramento conta com "The russian bride", de Michael S. Ojeda.

O Fantasporto apresenta assim clássicos da vertente fantástica, mas leva ao mesmo tempo à descoberta de novos realizadores, já que essa faceta faz também parte da marca do festival, de acordo com Mário Dorminsky, a "cara" do Fantas desde sempre.

Veja o lineup desta edição AQUI.