Sociedade

Famílias vão ao viveiro municipal conhecer uma floresta de espécies raras

  • Notícia

    Notícia

#fib_vivieiro_municipal_01.jpg

O Viveiro Municipal abre as portas no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, a partir das 10 horas, para acolher uma sessão do programa da Câmara do Porto Ambiente em Família dedicada à temática "Uma floresta de espécies raras". Crianças e famílias são convidadas a conhecer algumas espécies da flora em extinção, raras, ameaçadas ou simplesmente pouco conhecidas e que estão a nascer no viveiro.

Portugal é um dos hotspots mundiais de biodiversidade que possui espécies de flora únicas, mas que atualmente estão em perigo, quer devido à fragmentação dos ecossistemas florestais, às alterações climáticas, quer à perda de habitat pelo fogo e outras perturbações humanas. Com cada espécie que se perde, desaparece um pouco da história natural e cultural, bem como se extingue um potencial biológico de elevado valor, muitas vezes ainda desconhecido.

A sessão será dinamizada por Ana Maria Pereira, da Universidade Católica Portuguesa e do Futuro - projeto das 100 000 árvores na área Metropolitana do Porto. Este último é um projeto desenvolvido no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), cuja implementação no terreno iniciou-se em 2011.

+Info: As sessões destinam-se a crianças a partir dos 6 anos, devendo ser acompanhadas por um adulto. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia para dm.gestaoambiental@cm-porto.pt | Tel: 22 834 94 90

Viveiro Municipal - localização