Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Faleceu Sollari Allegro
09-11-2016

O ex-presidente do Centro Hospitalar do Porto, Sollari Allegro, faleceu ontem à noite, vítima de cancro. O funeral realiza-se amanhã, às 15 horas. O corpo de Sollari Allegro vai estar em câmara ardente, a partir da tarde de hoje, na igreja de Nossa Senhora da Boavista, no Foco.


Fernando Sollari Allegro, especialista em gastrenterologia e mentor de importantes transformações nos últimos 14 anos do Centro Hospitalar do Porto/Hospital de Santo António, nasceu a 27 de janeiro de 1947, em Moçambique. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil.


Em 2002, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Hospital Santo António, sendo reconduzido no cargo, em dezembro de 2005. Dois anos mais tarde foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto (CHP) - criado por fusão do Hospital Geral de Santo António, com o Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia e a Maternidade Júlio Dinis -, cargo de que foi exonerado a seu pedido em junho de 2009.


Condecorado, em abril de 2010, com a medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde, foi, também, nomeado diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Porto em março de 2011. Nesse mesmo ano voltou a ser nomeado presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, cargo que manteve até setembro de 2016, quando a mesma doença o voltou a afastar da presidência do CHP, que com ele ganhou o estatuto de Centro Hospitalar Universitário.


Em 30 de setembro deste ano, quando cessou funções, foi homenageado, através do descerramento do seu busto no Hospital de Santo António.