Política

Faleceu João Semedo

  • Notícia

    Notícia

#fib_joao_semedo.jpg

(Notícia atualizada às 14,30 horas)

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu hoje, aos 67 anos, depois de anos de batalha contra o cancro, anunciou o partido. Foi membro da Assembleia Municipal do Porto até abril passado. O Município reconheceu-o em 2016 com a Medalha de Mérito - Grau Ouro.

O antigo líder do Bloco de Esquerda teve uma vida dedicada à atividade política nacional e internacional, às artes e à medicina, tendo mesmo sido um dos autores da nova proposta de Lei de Bases da Saúde.

Há pouco mais de um ano, em abril de 2017, João Semedo mostrava-se feliz com as suas escolhas, em entrevista ao jornal Observador: "Tive a vida que escolhi, a vida que quis, não tenho nada de que me arrependa no que foi importante, segui sempre a minha intuição, nunca me senti a fazer o que não queria. Sim, fui muito feliz, sou e acho que continuarei a ser".

Membro da direção do movimento cívico "Direito a morrer com dignidade", João Semedo nasceu em Lisboa a 20 de junho de 1951. Licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1975.

Após um longo percurso como médico e político, lançou em janeiro de 2018, em conjunto com António Arnaut, o livro "Salvar o SNS - Uma nova lei de bases da Saúde para defender a democracia".

João Semedo fundou, em 2003, com outros ex-dirigentes do PCP, o Movimento da Renovação Comunista. No ano seguinte, aceitou o convite de Miguel Portas para integrar como independente as listas do Bloco para o Parlamento Europeu.

A aproximação ao BE prosseguiu com a participação de João Semedo nas listas às legislativas pelo Porto e acabou por se tornar deputado, substituindo João Teixeira Lopes, em março de 2006. Esteve no Parlamento até 2015.

Nas últimas eleições autárquicas anunciou que concorreria à presidência da Câmara do Porto, mas acabaria por desistir já devido à doença, um cancro na laringe e acabou por ser cabeça de lista à Assembleia Municipal, foi eleito ao cargo que acabou por renunciar formalmente em abril deste ano.

Em julho de 2016, a Câmara do Porto reconheceu o seu empenhamento nas causas da cidade, atribuindo-lhe e Medalha de Mérito - Grau Ouro.

João Semedo aderiu formalmente ao Bloco de Esquerda em 2007. Protagonizou também candidaturas autárquicas em Gondomar (enquanto independente em 2005), Gaia (2009) e Lisboa (2013).

O funeral sairá nesta quarta-feira, pelas 13:30 horas, da Cooperativa Árvore em direção ao cemitério do Prado do Repouso. De acordo com fonte oficial do BE, o velório do ex-coordenador bloquista realiza-se esta tarde, a partir das 17 horas, na Cooperativa Árvore.