Sociedade

Faculdade de Letras inicia celebração do centenário

  • Notícia

    Notícia

#DR_flup.jpg

"FLUP - 1919: a ideia, o projeto de transferência, a criação de uma nova Faculdade" é o tema da conferência que marca, hoje, o início das comemorações do 1.º centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

De entrada livre, a conferência realiza-se a partir das 18 horas no anfiteatro nobre e tem como objetivo contextualizar a institucionalização da FLUP no quadro cultural e político da época.

A sessão, que tem como conferencista o Professor Jorge Alves, do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais, sob moderação da diretora da faculdade, Fernanda Ribeiro, vai sublinhar o papel das faculdades de Letras nas organizações universitárias, enunciar as dificuldades gerais para a sua criação em Portugal - e o caso particular verificado relativamente à Universidade do Porto a este respeito. Vai ainda analisar os procedimentos políticos inerentes à criação da FLUP, as divergências observadas e as soluções encontradas para a sua concretização, bem como didcutir o papel simbólico da criação da FLUP e suas vicissitudes.

Também hoje, pelas 19 horas, é 
inaugurada no átrio e Biblioteca Central da FLUP a exposição "20 anos: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa".

A conferência faz parte do programa "Conferências do 19" que, a par de outras exposições e iniciativas, vai assinalar ao longo de vários meses a criação da FLUP, ocorrida a 27 de agosto de 1919, oito anos após o nascimento da Universidade do Porto, na sequências de esforços do deputado António Granjo e do ministro da Instrução Pública, Leonardo Coimbra.

Recorde aqui estes 100 anos de História da FLUP.