Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fachadas dos bairros do Carvalhido e Francos recebem a arte urbana
10-07-2017

Embelezar a paisagem urbana, expandir a cultura a toda a cidade e intervir pedagogicamente em dois bairros sociais do Porto - a tudo respondem os artistas Mr. Dheo e Hazul, que hoje começaram a intervir nos bairros de Francos e do Carvalhido.


A iniciativa partiu da empresa municipal Domus Social, que convidou os dois artistas, conhecidos pela qualidade dos seus murais, a tomar como telas o Bloco O do Bairro do Carvalhido (Hazul) e o Bloco 3 do Bairro de Francos (Mr. Dheo).


Ter-se-á de aguardar pelo impacto visual das obras, ainda em criação, mas as intenções são já bem conhecidas: sendo o Porto, "metrópole de confluência de diferentes culturas, cada vez mais uma referência no que diz respeito à atividade urbana e cívica", como salienta a Domus Social, pretende-se com estas intervenções, "além do enriquecimento artístico do património, sensibilizar os cidadãos, de forma pedagógica, para aquela que é a diferença entre arte urbana e simples ruído visual".


Estes propósitos fizeram parte da conversa mantida esta manhã pelo presidente do Conselho de Administração da Domus Social, Fernando Paulo,e pelos artistas com os moradores dos dois bairros. Pela voz dos "street artists" manifestou-se a brutal distância, e falta de termos de comparação, entre uma obra de arte urbana e pichagens sem critério e sem sensibilidade artística. Mr. Dheo realçou, ainda, o facto de estas intervenções permitirem integrar os bairros sociais nos roteiros de arte a céu aberto.


Dentro de uma semana, prevê-se que os murais estejam concluídos.