Sociedade

Exposições, provas de vinho, desfiles e concertos de Carnaval nas sugestões para o fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#jose_caldeira_Arthur_Jaffa_2019_0543.jpg

O "Porto." traz, uma vez mais, sugestões culturais imperdíveis para este fim de semana de festa, que se prevê bastante solarengo. Exposições, conversas, provas de vinho, desfiles e concertos comemorativos do Carnaval fazem parte das propostas que temos para si.

Começamos pela manhã de sábado, às 11 horas, com uma sessão do "Sábados à Conversa" no Mercado Temporário do Bolhão, onde se vai explorar a história gastronómica e provar o Pão, a Regueifa e o Biscoito de Valongo.

Já que as previsões são de bom tempo, aproveite para se passear pelos jardins de Serralves e visitar a exposição de Arthur Jafa acabada de inaugurar no Museu e Casa do Cinema Manoel de Oliveira. O reconhecido diretor de fotografia e realizador, que marcou presença no último Fórum do Futuro, reúne uma mostra de filmes, fotografias e esculturas.

Na tarde de sábado, participe na visita guiada pelo Professor José Manuel Lopes Cordeiro à exposição "1820.Revolução Liberal no Porto", patente no Gabinete do Tempo do Museu da Cidade - Casa do Infante. Inaugurada na passada quinta-feira, a mostra comemora os 200 anos do movimento liberalista na cidade e tem entrada gratuita. Visita às 15,30 horas.

Se é apreciador de vinho, está a decorrer no Palácio da Bolsa, até este domingo, a 17.ª edição da Essência do Vinho. São mais de 4.000 vinhos de 400 produtores portugueses que vai poder degustar e ficar a conhecer.

Para comemorar a época festiva, a tarde de domingo vai ser marcada por música e dança promovidas pelo grupo Batucada Radical que vai animar as ruas da zona oriental da cidade em mais um desfile de Carnaval. O ponto de encontro é às 15 horas, junto ao Centro Comercial Stop, na Rua do Heroísmo, e segue depois pela Avenida de Rodrigues de Freitas terminando na Praça da Alegria.

Para encerrar o fim de semana em grande, aproveite a onda e assista, às 18 horas, na Casa da Música, ao já tradicional Concerto de Carnaval da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. "Fanfarra do bailado La Péri" ou "O aprendiz de feiticeiro", de Paul Dukas, são alguns dos temas a interpretar no concerto, em que o humor e a fantasia terão um papel de destaque.