Sociedade

Exposições, muita música e desporto são as propostas eleitas deste fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#fib_transantiquity_02.jpg

Filipa Brito

O bom tempo veio para ficar e, só por esse motivo, o convite para sair de casa nestes sábado e domingo soa melhor. Mas, de facto, há uma mão cheia de outras razões para não querer perder o que a cidade tem para lhe oferecer: cultura, música, animação, desporto e recreio.

Cultura

Na Galeria Municipal do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, continua a ser possível visitar "Transantiquity", uma exposição com curadoria de Filipa Oliveira e Guilherme Blanc. Reúne obras de 20 artistas para propor um espaço de indagação sobre a forma como o legado da Antiguidade se manifesta na reflexão sobre o tempo contemporâneo.

De entrada livre, a exposição está aberta entre as 10 e as 18 horas de sábado e entre as 14 e as 18 horas de domingo. Aos sábados há visitas guiadas pelo serviço educativo, das 16 às 17 horas.

Se tiver tempo para visitar mais uma exposição, recomenda-se "Lojas do Porto - História e Identidade", patente na Casa do Infante. Partindo de documentos, imagens e objetos do Arquivo Histórico Municipal do Porto, aos quais se juntam ainda objetos de alguns estabelecimentos e acervos de outras instituições, relembram-se lojas tradicionais, algumas já desaparecidas e outras ainda existentes.

No Teatro Nacional de São João, está de regresso "Otelo" com as últimas apresentações, entre os dias 5 e 20 de janeiro. Encenação, cenografia e figurinos são da responsabilidade de Nuno Carinhas.

Música e animação

Concertos de Reis, Concertos de Ano Novo e cantares das Janeiras "invadem" vários locais da cidade e salas de espetáculo. Neste sábado, há um Concerto pela Paz marcado para as 16 horas, no Teatro Municipal Rivoli (a entrada é gratuita mediante o levantamento prévio de bilhete).

Fora de portas, tem a possibilidade de ouvir as vozes quentes do grupo Ensemble Vocal Pro Musica na Avenida dos Aliados, a partir das 17,30 horas. À noite, pelas 21,30 horas, chega o Concerto de Ano Novo do Coliseu Porto Ageas.

O leque de propostas musicais alarga-se ainda a outras instituições: Casa da Música, MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e Igreja dos Clérigos.

Já no domingo, 10 grupos folclóricos do Porto vão cantar as Janeiras pelas ruas da cidade, até se concentrarem para uma atuação final em frente à Árvore de Natal da Avenida dos Aliados, a partir das 17,30 horas.

Mas, para adoçar este sábado logo pela manhã, tem sempre a possibilidade de ver o showcooking do Chef Pedro Braga, no Mercado Temporário do Bolhão. A sua tarte de limão começa a ser confecionada às 11 horas.

Desporto

O Município estreia neste fim de semana o "Domingos em Forma", sucessor do "Porto Antistress". O novo programa público de promoção da atividade física e hábitos de vida saudável é dinamizado através da PortoLazer e tem periodicidade bimensal, sempre ao primeiro e terceiro domingos de cada mês, entre as 10 e as 11 horas.

As sessões decorrem em Campanhã, mais propriamente entre o Pavilhão Municipal do Lagarteiro e o Parque Oriental.

Recreio

Foi nesta sexta-feira inaugurado o primeiro parque canino da cidade, localizado no Jardim de Paulo Vallada (Jardim das Pedras), junto à Avenida de Fernão de Magalhães.

Para quem tem amigos de "quatro patas", é obrigatória uma visita ao local, totalmente apetrechado para que cães de pequeno e grande porte possam brincar livres de trelas. Dispõe de equipamentos em madeira para exercícios em salto, em rampa ou em paliçada, promotores da agilidade e destreza dos seus mais fiéis amigos.

Caso não tenha este animal de estimação, descobrir o Jardim de Paulo Vallada pode tornar-se numa agradável surpresa: oferece um grande relvado, um ringue desportivo e um parque infantil.