Cultura

Exposição Uma Presença Sugerida abre no In Spite Of

  • Notícia

    Notícia

criatorio_Inspiteof_cartaz.jpg

A exposição "Uma Presença Sugerida", que integra o projeto apoiado pelo Criatório "In Spite Of", de Jérémy Pajeanc e Maria Trabulo, é inaugurada pelas 16 horas do próximo sábado, dia 22, na loja 77 da Galeria Comercial Mota Galiza.

Com curadoria de Ángel Calvo Ulloa, "Uma presença sugerida" apresenta obras de Carla Filipe, Cevdet Erek, Rubén Grilo e Xoan Torres. A sessão de inauguração é seguida de uma conversa com o curador e os artistas, a partir das 18 horas.

A exposição "aborda paradoxalmente o inatingível, a perda de poder numa série de situações que têm a ambição de superar a escala humana ou reduzir-se a ela, cedendo àquela dimensão que inclui todos os processos que nos relatam e nos retratam", nas palavras de Ángel Calvo Ulloa.

"In Spite Of" é um espaço de apresentação e reflexão de manifestações artísticas, com uma programação cultural diversificada, agregadora de diferentes áreas do pensamento e da prática artística e potenciadora de novos discursos e reflexões sociais, culturais e políticas.

O projeto pretende estimular um trabalho colaborativo de criação, que floresça apesar das dificuldades encontradas frequentemente nesta tipologia de projetos. Tem como objetivo principal a promoção da interação entre contextos de produção e crítica de arte contemporânea local e internacional, capitalizando a importância que a criação cultural e artística na cidade do Porto tem vindo a ganhar no panorama internacional.

A proposta de Jérémy Pajeanc e Maria Trabulo, recentemente galardoada com o Prémio Novo Banco Revelação 2018, foi uma das selecionadas pelo Criatório, programa municipal de apoio à criação artística que teve início em 2017.

"In Spite Of" apresentará uma programação regular ao longo de 2019, convidando artistas (alguns deles responsáveis por outros espaços dedicados à prática artística) e curadores a desenvolverem propostas para este espaço.