Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição sobre a obra de Banksy foi prolongada
06-05-2019
A exposição "Banksy's Dismaland and Others" vai manter-se na Alfândega do Porto até 28 de julho próximo.

A decisão de prolongar a permanência da exposição na cidade foi tomada pela organização na sequência de numerosos pedidos nesse sentido e do grande volume de visitantes que os trabalhos de Banksy estão a atrair continuamente à Alfândega. 

Inaugurada em janeiro deste ano, "Banksy's Dismaland and Others" reúne fotografias do fotógrafo britânico Barry Cawston, cujo foco está no projeto Dismaland, uma sátira à Disneylândia da autoria do artista Banksy, cuja verdadeira identidade permanece desconhecida. 

Barry Cawston é considerado por muitos como o fotógrafo oficial de Banksy, uma vez que o artista britânico costuma divulgar os seus trabalhos através das suas fotografias. 

A mostra reúne dezenas de fotos de grande dimensão que integram o projeto "Dismaland" (2015), bem como outras obras identificativas do artista como o "Walled Off Hotel" (2017) ou "Flower Thrower" (2005). Estão também incluídos trabalhos de jovens artistas portugueses, ajudando assim a lançar novos nomes do universo da arte urbana, e uma instalação audiovisual onde são projetados documentários sobre Banksy e o seu trabalho. 

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. A identidade do artista permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões. 

Além do trabalho dedicado a Banksy, a Alfândega do Porto tem também patentes outras duas importantes exposições, nomeadamente uma dedicada ao artista holandês M. C. Escher, onde se mostra o percurso criativo do grande génio visionário que encantou a mente dos cientistas e a fantasia dos artistas gráficos, e outra focada no "Corpo Humano - A Ciência da Vida", que permite conhecer o organismo por dentro e por fora e perceber a importância de adotar bons hábitos para uma vida saudável.