Cultura

"Quote/Unquote" do MAAT inaugura temporada da Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

#Diogo_Evangelista_Quote_Unquote.jpg

A apropriação na arte contemporânea é o tema dominante da exposição "Quote/Unquote", uma coorganização da Galeria Municipal do Porto e do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com inauguração marcada para as 19 horas deste sábado, tendo como curadoras Gabriela Vaz-Pinheiro e Ana Anacleto. A entrada é livre.

Constituindo o segundo momento da série de exposições "Perspetivas | Coleção de Arte da Fundação EDP", mecenas da Galeria, "Quote/Unquote" reúne obras desde a década de 60 do século XX até à atualidade. Propõe uma leitura transversal de práticas como a apropriação direta de imagens, textos ou outras formas de produção cultural, a citação como elemento que concorre para a produção de sentido, ou o diálogo consciente e assumido com autores e criações preexistentes.

Esta primeira exposição do ano está organizada em três subnúcleos - "Arquivo e Quotidiano", "Espacialidade e Política" e "Imagem e Narrativa" - que pretendem agregar conjuntos de obras por afinidades.

"Quote/Unquote" fica patente na Galeria Municipal, nos jardins do Palácio de Cristal, até 14 de maio, dando depois lugar a "Them or Us!", um projeto de ficção científica social e política a propósito da sociedade de livre circulação, dos padrões e do consumismo.

Seguir-se-á "Quatro Elementos", em setembro, que termina com o Fórum do Futuro e constitui uma homenagem a Sophia de Mello Breyner, além de promover um debate sobre a humanidade contemporânea.

O eixo principal da atividade da Galeria Municipal do Porto termina com uma exposição baseada na Coleção António Cachola e uma reflexão sobre a criação artística visual.

HORÁRIO

Terça a sábado: 10h00 às 18h00

Segunda e domingo: 14h00 às 18h00

Visitas guiadas: sábados às 16h00

Entrada gratuita