Urbanismo

Exposição na Câmara revela ideias dos arquitetos da cidade para Monte Pedral

  • Notícia

    Notícia

Os 21 projetos que participaram no Concurso de Ideias para o antigo quartel de Monte Pedral, incluindo o projeto do gabinete de arquitetos Mass Lab, que arrecadou o primeiro prémio, ficam em exposição no átrio da Câmara do Porto até dia 6 de setembro. A entrada é livre.

Os três primeiros projetos classificados no Concurso de Ideias - dos gabinetes Mass Lab, Colectivo Oito e Cannatà & Fernandes - respetivamente por esta ordem, ocupam um lugar de destaque na mostra que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, nos Paços do Concelho.

Além destas propostas, que vão servir de inspiração e "cardápio de sugestões" ao projeto regulador para o terreno de Monte Pedral - onde o Município do Porto quer promover a construção de cerca de 400 fogos, a maior parte para habitação a preços acessíveis - os visitantes podem ficar ainda a conhecer os restantes 18 projetos selecionados pelo júri do Concurso. Um deles, da autoria dos gabinetes BAUU e Urban Dynamics, recebeu também uma menção honrosa.

A exposição desenvolve-se ao longo de vários painéis que, a duas dimensões, vão mostrando o que cada um dos concorrentes idealizou para aquele terreno municipal, situado no centro do Porto (entre as ruas da Constituição, Serpa Pinto e Egas Moniz) e com uma área superior a 25.000 m2. Croquis, memórias descritivas, simulações, plantas de estudos preliminares, entre outros materiais, fazem prova da diversidade das propostas apresentadas e das soluções urbanas idealizadas para o espaço.

Os vencedores do Concurso de Ideias foram revelados pelo júri da competição, presidida pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, numa cerimónia pública que decorreu no passado mês de julho. A exposição fica agora patente no átrio da Câmara do Porto até ao início de setembro.