Cultura

Exposição mostra trabalho realizado por Edgar Calel em residência artística

  • Notícia

    Notícia

#DR_edgar_rua_do_sol_01.jpg

"Jun Kai Oxi Paj Ch'ab'el" ou "Umas duas, três, panelas de palavras" é o nome da exposição que o artista visual guatemalteco Edgar Calel inaugura pelas 21 horas desta sexta-feira, 23 de agosto, na Galeria do Sol.

Aquela expressão tem origem num dos muitos idiomas falados na Guatemala e é o equivalente ao pedir a palavra, que é o que pede Edgar Calel: um pouco de atenção ao espectador para partilhar outros tempos, outras medidas que se inscrevem e continuam a medir nos tempos contemporâneos.

"Jun Kai Oxi Paj Ch'ab'el" apresenta alguns dos trabalhos desenvolvidos por Edgar Calel durante a residência artística de dois meses que levou a cabo na Rua do Sol, sendo este um dos seis projetos já apoiados em 2019 pelo programa InResidence do Município do Porto.

Edgar Calel nasceu em 1987, em San Juan Comalapa. O seu trabalho artístico é uma procura permanente de tradução da cosmovisão Maya Kaqchiquel (cultura à qual pertence) para as linguagens contemporâneas. Trabalha principalmente com temas relacionados com as práticas indígenas da sua comunidade, a espiritualidade Maya, os rituais, a identidade e a migração.

A exposição, de entrada livre, fica patente na Galeria do Sol (Rua do Sol, 172) até 31 de agosto, de 2.ª a sábado entre as 14 e as 18 horas.