Cultura

Exposição mostra fruto da residência cruzada de dois estrangeiros no Porto

  • Notícia

    Notícia

A residência artística cruzada de Efrain Almeida e Rigo Flores termina com uma exposição no espaço Maus Hábitos, a partir de sábado.

O consagrado escultor brasileiro Efrain Almeida e o jovem artista visual Rigo Flores - mexicano de origem, mas radicado nos Estados Unidos - inauguram pelas 21,30 horas deste sábado, dia 29, no espaço Maus Hábitos, o resultado do "diálogo artístico" que mantiveram durante um mês na cidade.

Trata-se de uma residência cruzada que consistiu em reunir dois artistas de diferentes idades, origens e áreas em que desenvolvem a sua criação, estimulando uma interseção das respetivas artes. Tem como objetivo promover o intercâmbio e procurar novas práticas artísticas e expositivas que, fruto desta partilha sui generis, possam ser avaliadas com a exposição a inaugurar no sábado. Mas pretende também obter resultados de mais longo prazo, com a influência mútua aqui vivida a refletir-se em criações posteriores.

"Vamos ver como a experiência deste trabalho vai reverberar em trabalhos futuros", sintetiza ao "Porto." Efrain Almeida, nascido no Ceará e residente no Rio de Janeiro, a propósito da residência que integra o programa Caravana da Saco Azul/Maus Hábitos, com o apoio da Câmara do Porto, do PhIca Fenix Institute of Contemporary Art do Arizona EUA e da DGArtes. A iniciativa, que tem ainda como parceiros a Galeria Graça Brandão Porto, a MCO Porto e a Secretaria de Estado do Brasil, decorre no âmbito do programa In Residence Porto 2017.

O brasileiro, o mais velho dos dois, "mais calmo e intimista" nas palavras de Rigo, começou por fazer os desenhos, avançou para a construção das peças em madeira e enviou-as para fundição.

Enquanto isso, Rigo Flores, de 27 anos, habituado à velocidade com que a vida corre em Phoenix, no Arizona, ("na América é tudo muito rápido, imediato"), dedicou-se sobretudo ao desenho e a fazer o que sabe: "Trabalhar com as emoções".

Pela primeira vez em Portugal - aliás, estreante no continente europeu, aproveitará para seguir daqui até Barcelona e Madrid "ver museus" - o jovem mexicano revela ter gostado do então (para si) desconhecido Efrain mal teve contacto com o seu trabalho, a propósito do convite para esta residência cruzada. 

Não obstante os dois artistas partilharem o lamento de que "é uma residência muito curta, que possibilita pouco tempo para se interiorizar a experiência", ambos mostram entusiasmo e expectativa pelo resultado desta "oportunidade de ouro" que foi, durante cerca de quatro semanas, "trocar experiências e saberes para ver como o meu trabalho enquanto artista vai acrescentar algo ao trabalho de outro".