Ambiente

Exposição Mar de Plástico lança alerta no Sea Life

  • Notícia

    Notícia

#mno_mar_agitado.jpg

Miguel Nogueira

A exposição itinerante "Mar de Plástico" chegou ao Sea Life Porto para incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população.

Organizada pela Campanha Ocean Action do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto), a exposição utiliza diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico (infografia e ilustração) com objetos artísticos e elementos multimédia.

A entrada na exposição é efetuada através de um corredor de objetos de plástico por onde os visitantes têm que passar de forma a sentirem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho.

Mais à frente, encontram um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objetos de uso diário, recolhidos nas ações de limpeza de praias realizadas no âmbito da Campanha Ocean Action. Estes objetos estão organizados e etiquetados como se de um verdadeiro supermercado se tratasse, podendo ser visualizada a sua data de validade, que corresponde ao tempo de vida esperado de cada objeto no mar, o qual, em alguns casos, passa os 500 anos.

Há ainda zonas para visionamento de vídeos, jogos lúdico-pedagógicos e um espaço para exposição de trabalhos premiados do concurso "Poluição do Oceano", organizado pela Campanha Ocean Action para escolas a nível nacional.

Horário do Sea Life: 10h/18h (semana); 10h/19h (fins de semana e feriados).

A última entrada efectua-se 45m antes da hora de fecho.

Informação sobre bilhetes, AQUI.