Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição histórica assinala os 50 anos dos orfeonistas da Universidade do Porto
09-10-2017

A partir de amanhã, 10 de outubro, a Reitoria da Universidade do Porto acolhe a exposição "1967-2017 Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto: Exposição Histórica", que estará patente ao público até ao dia 28, com entrada livre.


A Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) comemora meio século de atividade musical e cultural, numa ligação umbilical com a Universidade, a comunidade académica e, em particular, com o centenário Orfeão Universitário do Porto, de que é memória viva. Para além de uma mostra rica em documentação e objetos diversos, que permitem compreender o século da Universidade, existirá uma instalação vídeo que pretende ajudar a "trilhar a singular identidade da nossa Alma Mater", segundo comunicado da organização.


A exposição é inaugurada na terça-feira, pelas 18 horas, com a presença do Reitor da Universidade do Porto, na Galeria dos Leões, Sala 110. A festa coral de antigos e atuais alunos da Universidade do Porto conta, na sua comissão de honra, com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, entre outras personalidades da cidade.

 

Meio século de história da AAOUP


Fundada em 1967, a AAOUP é constituída por antigos alunos da Universidade do Porto, que na sua maioria integraram o centenário Orfeão Universitário do Porto no seu tempo de estudantes. Na vertente artística mantém em funcionamento regular o Coro Clássico e o Coro Experimental, o Grupo de Fados, a Orquestra de Tangos, a Orquestra Ligeira, a Tuna Veterana, as Danças Regionais e Pauliteiros, apresentando-se ao longo do ano em espetáculos associados a fins de beneficência que culminam com um sarau anual. Desenvolve, também, variadas atividades de cariz social e cultural.


Durante este ano, a associação tem desenvolvido diversas iniciativas alusivas ao cinquentenário, nomeadamente, um baile de gala, um arraial, o concerto dos 80 Anos da Orquestra de Tangos, o Sarau dos 50 Anos e edições de gravações e livros.