Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição "Habitar Portugal 12-14"
05-02-2016

A exposição inaugural do projeto "Habitar Portugal 12-14" é apresentada, dia 18 de fevereiro, na Galeria Municipal do Porto. Esta é uma coprodução entre a Ordem dos Arquitetos e a Câmara do Porto. A sessão de inauguração está marcada para as 19 horas e é de entrada livre. O projeto estará patente para visita do público até 25 de abril.


O projeto "Habitar Portugal", observa a produção arquitetónica portuguesa do último triénio. A sua quinta edição inclui uma seleção de obras representativa da sua diversidade, especificidade e qualidade.

 

Mediante um tema orientador - "Está a arquitetura sob resgate?" - a equipa comissária, composta por Luís Tavares Pereira, Bruno Baldaia e Magda Seifert, procurou indagar os impactos e as influências do contexto social e cultural que atravessamos na produção de arquitetura. Austeridade, escassez, desemprego, emigração, diminuição do poder de compra, crise do mercado imobiliário, são tópicos que não conseguimos dissociar de uma reflexão profunda que incide sobre as condições da construção e da arquitetura nos anos 2012, 2013 e 2014.

 

O projeto terá um núcleo central permanente, com 80 obras expostas de forma sintética, e conteúdos originais concebidos pelos comissários. Poderão também ser vistos registos vídeo originais sobre as obras em foco em cada etapa.

 

Na exposição inaugural na Galeria Municipal do Porto será dado destaque às obras situadas na Área Metropolitana do Porto.

 

Esta será a primeira de um conjunto de 14 exposições que entre fevereiro de 2016 e dezembro de 2017 darão a conhecer, não apenas a identidade das obras selecionadas, mas também cada núcleo dessas mesmas obras situadas na área geográfica do local da exposição.

 

Toda a informação sobre a exposição segue no press kit em anexo ou pode ser encontrada no site "Habitar Portugal".