Cultura

Exposição "Germinal" abre esta noite ao público na Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

#DR_João_Ferro_Martins_2010_Aklimatyzacja_b.jpg

A Galeria Municipal do Porto inaugura hoje, pelas 21,30 horas, a exposição "Germinal - O núcleo Cabrita Reis na Coleção de Arte Fundação EDP", numa coorganização com o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.  

De acesso livre, esta é a primeira exposição da temporada na Galeria Municipal do Porto e também a que reflete a renovação da parceria que prolongou a Fundação EDP como seu mecenas exclusivo até 2020.

O calendário da Galeria, que incluirá um total de seis exposições de arte contemporânea ao longo de 2018, começa assim com um dos mais importantes núcleos da Fundação EDP e é mesmo a maior exposição jamais realizada a partir da Coleção Cabrita Reis que a instituição adquiriu em 2015.

Tendo como curadores Pedro Gadanho e Ana Anacleto, "Germinal" debruça-se sobre um vasto e significativo conjunto de obras adquiridas por Cabrita Reis ao longo dos últimos quase 30 anos, com especial incidência nos momentos iniciais ou originários das carreiras de artistas nacionais cujos percursos têm vindo a afirmar-se. Ali está ampla e solidamente representada a chamada "geração de 90", a par de artistas de gerações anteriores e posteriores, pelo que a exposição traz a público um conjunto de obras marcantes, revelando o olhar de um colecionador atento e amplamente vinculado ao apoio a artistas e às práticas experimentais, sinónimo de cosmopolitismo, vanguarda e compromisso com o futuro.

Entretanto, o serviço educativo da Galeria Municipal do Porto agendou para este sábado, às 16 horas, uma visita guiada à exposição, a que se seguirá o lançamento do livro/catálogo de "Quatro Elementos", com a presença de Ana Luísa Amaral, Eduarda Neves, Pedro Faro e Nuno Faria, os curadores desta exposição que ali foi inaugurada em setembro passado.

+Info: www.galeriamunicipaldoporto.pt