Cultura

Exposição "Eyes wide open" 100 anos de fotografia Leica inaugurada na Galeria Municipal

  • Notícia

    Notícia

A exposição de fotografia "Eyes wide open" 100 anos de fotografia Leica, inaugurou esta quarta-feira, às 19 horas, na Galeria Municipal. Organizada pela Câmara do Porto e com curadoria de Hans-Michael Koetzle, a exposição estará patente ao público até ao dia 5 de fevereiro, com entrada livre. 

O ponto de partida para realizar uma exposição que mostrasse a Leica no mundo e em Portugal nasceu de forma bastante informal. A ideia materializou-se numa conversa entre Rui Moreira e Andreas Kaufmann. Estava lançado o desafio: dar corpo a um projeto que mostraria a públicos diversos a linguagem visual específica da câmera Leica. 

Por outras palavras, a intermedialidade das artes, diálogo com a estética por excelência, encontra um caminho de expressão na genialidade das impressões fotográficas de todos os que com uma câmera Leica, ousam captar aquele "momento decisivo", tal como referido por Kaufmann. Um dos exemplos desse fotógrafo que é visto como o historiador visual é Henri Cartier-Bresson, cujo trabalho pode ser observado na exposição.

Ao lançar este projeto, o Porto, cidade criativa por excelência, oferece uma mostra inovadora e de qualidade internacional, dando a conhecer imagens que imortalizaram a história que é comum a todos nós e que a Leica vem ousando captar desde 1914, quando Oskar Barnack, o primeiro engenheiro da Leica, ousou criar. 

A Leica está presente em Portugal desde 1973, data da primeira inauguração da Leica Portugal que, só nos últimos anos, contratou mais de 100 pessoas, sendo que mais de metade dos trabalhadores atuais da Leica Portugal está na empresa há mais de 25 anos.