Sociedade

Exposição exibe projetos contemporâneos de intervenção em bairros

  • Notícia

    Notícia

Lagarteiro 14.jpg

Lagarteiro, Pio XII, São João de Deus e Rainha Dona Leonor são quatro bairros que merecem especial destaque na exposição "Habitação em Portugal: História e Contemporaneidade dos Bairros financiados pelo Estado entre 1910 e 1974".

Patente na Galeria de Exposições da FAUP - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a exposição, comissariada pelas arquitetas Marta Rocha e Raquel Paulino, propõe um percurso pela Habitação Programada pelo Estado Português entre 1910 e 1974, atravessando os períodos da 1.ª República, da Ditadura Militar e do Estado Novo.

A mostra faz o mapeamento de 630 bairros construídos no contexto das 24 iniciativas criadas pelo Estado no período referido e apresenta quatro projetos de intervenção contemporânea em quatro bairros da cidade do Porto, considerados paradigmáticos: Lagarteiro, 2012, Paulo Tormenta Pinto; Pio XII, 2006-2007, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos; São João de Deus, 2016, Nuno Brandão Costa; Rainha D. Leonor, 2005, Inês Lobo.

A exposição deste mapeamento resulta da investigação conduzida pelo projeto "Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado Português (1919-1974)", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e sediada no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, cujo investigador responsável é o Professor Rui Jorge Garcia Ramos.

Esta iniciativa faz parte do programa do Congresso Internacional "Affordable Housing. The 20th Century Legacy. Learning from the past. What future? Challenges and opportunities", que assinalou no início deste mês o encerramento do projeto de investigação.
Na ocasião, os quatro complexos habitacionais referidos foram visitados pelos participantes do congresso, oriundos de vários países, acompanhados por técnicos da Domus Social, empresa que gere o parque de habitação pública municipal da cidade do Porto 

De entrada livre, a exposição "Habitação em Portugal: História e Contemporaneidade dos Bairros financiados pelo Estado entre 1910 e 1974" pode ser visitada até 7 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas, na Galeria de Exposições da FAUP.

Mais informações em mappingpublichousing.up.pt.