Cultura

Exposição e sessão do Objeto evocam o editor Fernando Ribeiro de Mello

  • Notícia

    Notícia

Marques_de_Sade_Filosofia_Alcova.jpg

A Câmara do Porto presta um duplo tributo ao editor Fernando Ribeiro de Mello, no próximo sábado, com uma sessão do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana e com a inauguração de uma exposição, ambas na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), a partir das 18 horas.

Fernando Ribeiro de Mello (1941-1992) foi um dos principais editores da resistência antifascista, "maldito" e perseguido pelo regime do Estado Novo devido à audácia das suas publicações: desde logo, as cuidadíssimas edições da Afrodite, "casa" de autores como Natália Correia ("O Encoberto", 1977, e "Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica", 1965) ou Marquês de Sade ("A Filosofia na Alcova", 1966 e 1975) e de títulos como "Antologia do Humor Português" (1969).

Aquela obra de Sade dará o mote para esta sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana, com início às 18 horas e cujo bilhete (2 euros) pode ser adquirido online.

O curador Pedro Piedade Marques e o ilustrador Nuno Amorim, sob moderação de Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara do Porto para a Cultura, recordarão a história dos volumes censurados - e que, ainda assim, circulavam - nos quais Ribeiro de Mello viria a insistir nos "Verões quentes" do PREC: uma reedição (depois da primeira tradução ter sido renegada) com tradução de Manuel João Gomes e novas ilustrações de Martim Avillez, além de um curioso posfácio que reproduz os documentos oficiais do "processo Sade" de 1966-67 e transcrições dos depoimentos das testemunhas.

Logo após a sessão, pelas 19,30 horas, é inaugurada a exposição dedicada ao "Editor de Vanguardas: Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite". Além da bibliografia da editora e de exemplos dos ecos que ela teve na imprensa (em particular no Diário de Lisboa), inclui um grupo de edições de "contexto", livros que, sobretudo no arranque do projeto, estariam no radar do editor como modelos ou referências (exemplos das edições da Contraponto de Luiz Pacheco, da Minotauro ou da Ulisseia na fase em que Vitor Silva Tavares a dirigiu).

A exposição inclui ainda uma das aguadas de Cruzeiro Seixas para a "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica" (1965) e um dos brilhantes desenhos do esquecido Henrique Manuel para a "Nova Recolha de Provérbios Portugueses e Outros Lugares-Comuns" (1974), bem como uma peça rara ligada a um dos mais bem-sucedidos projetos da Afrodite, a coleção de livros para crianças "Cabra Cega".

"Editor de Vanguardas: Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite" fica aberta ao público na BPMP (ao Jardim de São Lázaro) até 31 de janeiro, com entrada livre, de segunda-feira a sábado das 10 às 18 horas.