Cultura

Exposição de obras de Günter Grass prolongada por duas semanas

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_presidente_alemanha_08.jpg

Filipa Brito

A exposição "Encontros", com obras plásticas do Prémio Nobel da Literatura alemão Günter Grass (1927-2015), vai ser prolongada até 7 de outubro, devido ao sucesso que tem alcançado. Patente desde março na Casa-Museu Guerra Junqueiro, a exibição tinha inicialmente prevista data de encerramento no último domingo. A entrada mantém-se gratuita. 

A exposição, que foi inaugurada com a presença dos Chefes de Estado português e alemão, Marcelo Rebelo de Sousa e Frank-Walter Steinmeier, recebeu já mais de 6.000 visitantes até ao final de agosto. "Encontros" tem curadoria de Hilke Ohsoling (da Fundação Günter e Ute Grass) e foi criada em 2017 no âmbito da celebração dos 90 anos de nascimento de Günter Grass, que habitou no Algarve por cerca de duas décadas, maioritariamente nos meses de outono e inverno. 

Aliás, a relação do escritor, intelectual e artista plástico com o nosso país é diversificada. No isolamento do solo lusitano, Grass encontrou desde meados da década de 1980 a paz muitas vezes perdida na Alemanha. Em Portugal, conseguiu trabalhar intensamente em novos textos, imagens ou esculturas ou, simplesmente, "não fazer nada" e desfrutar do sol, do campo e das especialidades culinárias. Achados, como conchas, molas ou pedras das praias do Algarve, foram incluídos no trabalho que esta exposição mostra de forma impressionante.

Günter Grass, falecido com 87 anos em 2015, também enriqueceu ativamente a vida cultural portuguesa, ora com exposições ora com leituras, e manteve amizade com o Nobel português da Literatura, José Saramago. No final da sua vida, lamentava não poder viajar para Portugal por motivos de saúde, tendo escrito no seu último livro, "Vonne Endlichkait" ("Sobre a finitude"): "Ah, meu Portugal perdido, como sinto falta da tua costa sudoeste".

Depois de ter passado por Portimão, cidade a que o autor se ligou particularmente, "Encontros" - que tem imagem da autoria do designer gráfico Arne Kaiser - permanece no Porto, numa iniciativa do Goethe-Institut Portugal em colaboração com a Fundação Günter e Ute Grass, a Günter Grass-Haus, a Casa-Museu Guerra Junqueiro e a Câmara do Porto, com o apoio da Embaixada da Alemanha, da Associação São Bartolomeu dos Alemães e da Niepoort.

"Encontros"

Até 7 de outubro

3.ª feira a domingo - das 10 às 17,30 horas

Encerrada à 2.ª feira e feriados

Entrada gratuita

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Rua de Dom Hugo, 32 (à Sé)

Tel. 222 003 689

museuguerrajunqueiro@cm-porto.pt