Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição de Marta Espiridião vence Expo'98 no Porto e será apresentada na Galeria Municipal
15-05-2020
"Erro 417: Expectativa Falhada", com curadoria de Marta Espiridião, foi o segundo projeto expositivo selecionado através do concurso "Expo'98 no Porto" para ser apresentado na Galeria Municipal do Porto. Com uma bolsa de apoio de 64.000 euros para a sua realização, a exposição será inaugurada em setembro de 2021.

O projeto curatorial propõe uma reflexão em torno das noções de falhanço e sucesso. Estes dois princípios, pelos quais se regem a maioria das sociedades contemporâneas, estão intrinsecamente ligados a diversas condicionantes estruturais - como a cor da pele, o género, a sexualidade, e, acima de tudo, ao cumprimento do expectável papel dentro destas categorias. Assumindo a premissa do falhanço como uma ferramenta de resistência, a exposição pretende apelar a uma crítica dos modelos estáticos de sucesso e falhanço, e ao questionamento do seu papel na construção da vida pessoal e comum.

Marta Espiridião é curadora e investigadora independente. Estudou arte contemporânea e curadoria, frequenta o mestrado em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL, e é colaboradora regular da revista Contemporânea.

O concurso "Expo'98 no Porto" atribuiu assim duas bolsas para a realização de duas exposições na Galeria Municipal do Porto (GMP). A primeira, com um valor de 34.000 euros, foi concedida à exposição "Depois do Estouro", da autoria de Tomás Abreu e apresentada no final do ano passado na Mezzanine.

Ambos os projetos foram selecionados por um júri independente da equipa artística da GMP, composto por Daniela Marinho, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade de Copenhaga; Miguel Ferrão, que dirige com Eduardo Guerra o projeto artístico "Musa paradisiaca", e Nuno Faria, ex-diretor do CIAJG e diretor artístico do Museu da Cidade.

Para mais informações, consulte o site da Galeria Municipal do Porto.