Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição de Hans Ulrich Obrist estreia a 24 de março na Faculdade de Belas Artes
17-03-2017

A Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP) apresenta, a partir de 24 de março, a exposição itinerante "do it", concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist, diretor artístico das Serpentine Galleries, em Londres, e organizada pelo Independent Curators International (ICI), de Nova Iorque.

 

Integrada na programação do Museu da Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP), a exposição "do it" apresenta no Porto uma seleção de 23 obras de arte por instrução de artistas internacionais, como Louise Bourgeois, Yona Friedman, Felix Gonzalez-Torres, Liam Gillick, Joan Jonas, Sol Lewitt, Bruce Nauman, Philippe Parreno, entre outros.


O nome da exposição é inspirado no livro "do it - the compendium", de Hans Ulrich Obrist, que reúne instruções de diversos artistas contemporâneos. Cada instrução indica como deverá ser materializada uma ideia ou concretizada uma ação.


Apesar do seu caráter itinerante, a exposição é sempre única, porque todas as peças são produzidas localmente e destruídas nos últimos dias.


A preparação de "do it" tem vindo a desenrolar-se ao longo dos últimos meses, envolvendo vários departamentos da Faculdade de Belas Artes. A comunidade do Porto respondeu, também, ao desafio lançado pela FBAUP, já que tanto a Câmara do Porto como escolas, empresas e personalidades da cidade aceitaram colaborar com a equipa que dá corpo e alma a este projeto, com coordenação de Lúcia Almeida Matos, docente da FBAUP.


A exposição inaugura a 24 de março, pelas 18 horas, e vai estar patente no Pavilhão de Exposições da FBAUP até 23 de junho. A entrada é livre. Horários e mais informações aqui.