Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição de cartazes dá início à coleção de design do Museu da FBAUP
15-02-2020
"Cartaz - para uma coleção de design" é o nome da exposição inaugurada ontem no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e que assinala o início da coleção de design do Museu da instituição.

Os cartazes expostos provêm, na sua maioria, da coleção de Rui Mendonça - objeto de estudo do seu doutoramento "o Cartaz e a Escola" - que agora oferece à FBAUP. A este núcleo central, juntaram-se doações de outros autores e colecionadores, estendendo a representatividade da produção cartazista muito para além da Escola Superior de Belas Artes do Porto, da atual Faculdade ou da própria região.

O primeiro núcleo de autores contempla nomes como Amândio Silva, Armando Alves, Dario Alves, Domingos Pinho, João Machado, Jorge Afonso - protagonistas dos primórdios do ensino do Design Gráfico na ESBAP - até às seguintes gerações de designers, seus alunos e mais tarde também professores: Francisco Providência, Eduardo Aires, Heitor Alvelos, Antero Ferreira, António Queirós, Rui Mendonça, Luís Mendonça, Miguel Carvalhais, entre outros. A estes juntam-se ainda exemplares de nomes incontornáveis do gráfico português: Sebastião Rodrigues, João Abel Manta, Américo Silva, Robin Fior, B2 (José Brandão, Salette Brandão), João Nunes, Luís Miguel Castro, Henrique Cayatte, Jorge Silva, Né Santelmo, R2 (Lizá Ramalho, Artur Rebelo), bem como trabalhos de designers mais jovens.

De entre os mais de mil cartazes oferecidos, foram selecionados cerca de duas centenas, estando expostos por ordem cronológica e apenas um cartaz de cada autor.

A exposição será um ponto de partida para o estudo dos discursos semânticos e as suas implicações culturais, sociais e políticas; o questionamento de um universo autoral predominantemente masculino; a análise da morfologia e dos elementos gráficos; ou a identificação dos processos técnicos de reprodução, do que é esperado que sejam propiciados estudos e investigações de múltiplas naturezas e diferentes graus de aprofundamento.

//
"Cartaz - para uma coleção de design"
3.ª a sáb.: 14h30 - 18h30
Até 11 de abril de 2020
Pavilhão de Exposições FBAUP
Avenida de Rodrigues de Freitas, 265
Entrada livre