Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição de Camélias concentra as atenções deste fim de semana
02-03-2019

A XXIV Exposição de Camélias abre ao público pelas 14,30 horas deste sábado, na Estação de Metro de São Bento, onde fica até domingo. Com uma programação diversificada, que se alastra à cidade, a iniciativa "concorre" com um desfile de Carnaval e outros eventos culturais, musicais e desportivos.


XXIV Exposição de Camélias


Logo às 15 horas, para assinalar o arranque da exposição, realiza-se no interior da Estação de Metro de São Bento um "Concerto em torno das Estações de Vivaldi", com violino, contrabaixo e harpa. À mesma hora, são revelados os vencedores desta XXIV edição, com a respetiva atribuição dos prémios. 


Ainda no interior da estação de Metro, realiza-se uma performance de dança do Balleteatro (15,30 horas) e um Mercado das Camélias (das 14,30 às 19 horas), entre outros momentos de animação que vão pincelar a tarde de sábado.


A deambular entre outras estações de Metro e carruagens, o "velho viajante" continuará a divulgar o evento. 


Fora de portas, há várias sugestões a considerar, que atravessam sábado e domingo: animação de rua no Centro Histórico, garantida por diferentes companhias da cidade; música itinerante; uma oficina de urban sketching na Biblioteca Pública Municipal do Porto; uma demonstração, feita por jardineiros da câmara, que vão explicar como fazer a reprodução de camélias; sessões de teatro na Estação Ferroviária de São Bento; um concerto no Conservatório de Música do Porto (às 21,30 horas de sábado); uma visita ao Viveiro Municipal (no domingo à tarde).


O melhor é consultar a agenda completa da XXIV Exposição de Camélias do Porto. 


Desfile de Carnaval


O início do Desfile de Carnaval da Batucada Radical está marcado para as 15 horas de sábado, no Jardim da Cordoaria. Vai percorrer muitas ruas do centro do Porto com animação e folia garantidas. O ponto de chegada acontecerá cerca de duas horas depois, na Praça da Batalha. 

 

Showcooking de sushi no Mercado Temporário do Bolhão


Antes do desfile, ainda nesta manhã, pelas 11 horas, o Mercado Temporário do Bolhão promove um showcooking de sushi. A ementa inspirada na cozinha japonesa e de fusão será preparada pelo Chef Ricardo Faria, do Restaurante Kyoto na Baixa. A iniciativa é gratuita.  


Campeonato de minigolfe 


A cidade recebe a primeira jornada do Campeonato Nacional Individual de Minigolfe, que vai reunir cerca de 40 atletas, sábado e domingo. As provas realizam-se nas instalações do Clube Minigolfe do Porto, localizadas no Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro.    


Outras exposições 


Este sábado é a última oportunidade para ver a exposição fotográfica de José Fortes Morais "Natureza morta / Still life", que conjuga a beleza estética da arte com um alerta sério para o consumismo. Está patente no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto, 71) até às 17,30 horas. 


A exposição "Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra", recentemente inaugurada no Reservatório da Pasteleira, integra o leque de sugestões. Reúne imagens, objetos, sons e cheiros que concentram toda a região do Douro, de Barca d'Alva à Foz. Tem entrada livre e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. 


Completando o trio de exposições, recomenda-se uma passagem pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, para conhecer a mostra bibliográfica "Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría". A inauguração, realizada nesta semana, coincidiu com o aniversário do poeta, que soprou 90 velas na companhia do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca. 


39.º Fantasporto até domingo 


Há ainda muitos filmes para ver, sábado e domingo, no Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que está a decorrer no Teatro Municipal do Porto - Rivoli. A edição deste ano contempla a projeção de quase 200 filmes, entre os quais 36 em antestreia. Na secção competitiva, há obras vindas de 59 países.


Pink Market no Edifício Transparente 

 

Entre as 11 e as 18 horas de sábado e de domingo, o Pink Market volta a animar a orla marítima da Praia Internacional do Porto, com peças vintage, acessórios urbanos, produtos artesanais e outros artigos.


Neste sábado, ainda há tempo para visitar o Mercado de Artesanato do Porto (Praça de Parada Leitão) e o Mercado Porto Belo, na Praça de Carlos Alberto, ali bem perto.


Atividade física totalmente gratuita 


Os sábados no Porto são "Dias com Energia". O Município organiza aulas gratuitas no interior do Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo e, entre as 9 e as 12 horas, há possibilidade de treinar pilates, ioga e tai-chi. 


No primeiro e terceiro domingos de cada mês, entre as 10 e as 11 horas, convidam-se os participantes a descobrir o Parque Oriental, numa caminhada conduzida por profissionais de educação física. Os exercícios de aquecimento são feitos no interior do Pavilhão Municipal do Lagarteiro, onde começa a sessão.


A participação nos Domingos em Forma é livre e sem necessidade de inscrição prévia. Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável.