Sociedade

Exposição conta 75 anos de Coliseu no átrio da Câmara

  • Notícia

    Notícia

#mno_criancas_coliseu_ 02.jpg

Miguel Nogueira

A exposição que assinala o encerramento das comemorações dos 75 anos do Coliseu Porto é inaugurada nesta quarta-feira, dia 15, no átrio do edifício dos Paços do Concelho. 

Evocando os grandes nomes dos que por lá passaram ao longo de três quartos de século e a conturbada história da mítica sala da cidade desde o seu nascimento, a exposição "O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias" é de entrada livre e ficará patente até 19 de janeiro.

Com curadoria de Eduardo Paz Barroso, presidente da "Associação Amigos do Coliseu do Porto", que atualmente detém a propriedade do histórico edifício e promove a sua animação, a exposição é uma coprodução com a Câmara do Porto, um dos associados de referência da instituição.

Da arquitetura ao cinema, música ou circo, a exibição é inspirada no conceito do artista modernista Piet Mondrian e transporta para o átrio do edifício dos Paços do Concelho elementos modernistas que fazem parte do espólio do Coliseu, assim como dos Arquivos Municipais e do Centro Português de Fotografia, alguns dos quais são agora expostos pela primeira vez.

A inauguração, pelas 18,30 horas, contará com a presença de várias figuras ligadas ao Coliseu Porto, além do curador e do presidente da câmara, Rui Moreira.