Cultura

Exposição com obras de Serralves inaugura amanhã nos Paços do Concelho

  • Notícia

    Notícia

Inaugura nesta quarta-feira, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, uma extensão da exposição "Viagem ao Princípio: Ida e Volta. Coleção de Serralves 1989-2019", pelas 19,30 horas, que assinala o 30.º aniversário da Coleção da Fundação de Serralves.

Tendo aberto ao público no passado dia 10 de julho no Museu e Casa de Serralves, a exposição estende-se agora a mais dois locais externos à Fundação - o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e os Paços do Concelho do Porto.

Pelas 17,30 horas serão apresentadas as obras dos artistas Tatjana Doll, Katharina Grosse e Adrian Schiess no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos. Nos Paços do Concelho contará com obras dos artistas Rui Chafes (Lisboa, 1966) e Matt Mullican (Santa Monica, 1951).

A exposição, nos seus vários espaços, pretende mostrar o percurso da Coleção da Fundação de Serralves através de um conjunto de obras que têm um significado e lugar destacado na sua génese ou na sua história ao longo dos últimos trinta anos. Algumas das obras fizeram parte do núcleo de obras reunidas com vista à constituição do Museu e da Coleção, outras foram produzidas especificamente para Serralves ou tiveram nesta instituição a sua primeira apresentação pública. Álvaro Lapa, Ana Jotta, André Cepeda, Ângelo de Sousa, António Dacosta, Hamish Fulton, Lygia Pape, Luc Tuymans, Pedro Barateiro, Pedro Cabrita Reis ou Simon Starling são alguns dos artistas cujas obras integram a exposição.

Nos Paços do Concelho, a exposição tem entrada livre e poderá ser visitada até ao dia 27 de setembro. Está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.