Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição 100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto disponibiliza áudio guias
17-10-2016

Está patente na Galeria Municipal a exposição "100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto", uma mostra que nasceu de uma ideia do antigo vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, e propõe uma viagem ao espólio da Biblioteca Pública Municipal (BPMP).


Com a curadoria de Fernando Pinto do Amaral, a exposição organiza-se em doze núcleos temáticos e cronológicos - apresentados em estruturas desenhadas pelo atelier de arquitetura Vírgula i - que dão a conhecer dezenas de obras impressas, onde se destacam incunábulos, mas também códices medievais, mapas, litografias e manuscritos diversos.


Esta exposição é também a primeira mostra da Galeria Municipal que dispõe de um sistema de áudio guias em português e inglês, que fornece ao visitante uma contextualização dos 12 núcleos, bem como a descrição detalhada de cada documento apresentado.


O sistema resulta da gravação bilingue dos textos do curador, realizada por leitores voluntários do serviço de gravação de áudio livros da Biblioteca Sonora da BPMP. As gravações em formato digital mp3 são depois disponibilizadas no catálogo em linha das bibliotecas municipais, a que os visitantes da exposição podem aceder através dos seus smartphones, bastando para isso digitalizar os códigos QR que se encontram impressos nos vários núcleos da exposição.


Desta forma, o visitante pode, de forma autónoma e a seu ritmo, aprofundar o conhecimento sobre as obras expostas, através de uma exposição, que viaja por um "passado cuja herança e testemunho permanecem connosco, graças a objetos que nos deslumbram, que nos comovem, mas que, acima de tudo, nos fazem pensar no que hoje somos", conforme descreve o curador Fernando Pinto do Amaral


"100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto" vai contar, ainda, com duas visitas guiadas temáticas, a 18 e 23 de outubro, sempre às 16 horas, pelo professor José Meirinhos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A abordagem será em torno da "Pele, papel, tinta e prelo: os livros medievais e a transmissão do saber".


A mostra decorre até dia 13 de novembro e tem entrada gratuita.



 

+Info: "100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto"


Galeria Municipal do Porto

2 de set a 13 de nov

Horário:

Terça a sábado - das 10 às 18 horas

Segunda e domingo - das 14 às 18 horas

Visitas guiadas gratuitas - sábados às 16 horas.


Visitas Guidasa pelo Prof José Meirinhos: dias 18 e 23 de outubro, 16 horas.

Marcação prévia: galeriamunicipal@cm-porto.pt ou 226081063