Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Explorar o Norte do país, viajar num comboio histórico ou desfrutar de ofertas ao ar livre na cidade
18-07-2020
Durante este fim de semana, perca-se pelos vales e percursos que a Região Norte tem para oferecer ou, na impossibilidade, fique pela cidade do Porto e desfrute de diversas atividades ao ar livre ou de propostas culturais.

O Norte de Portugal está cada vez mais convidativo a visitas e são várias as propostas que desafiam, durante a época de verão, a (re)descobrir este vasto território nacional.

Seja o Porto, Minho, Douro ou Trás-os-Montes, a realidade é que todos estes sub-destinos turísticos de excelência da Região apresentam variadíssimas propostas ligadas à natureza, cultura e gastronomia.

Numa época em que a saúde e a segurança constituem uma preocupação acrescida, esta é a única zona do território nacional a reunir mais de 5.000 selos "Clean & Safe", em empreendimentos turísticos e de restauração. Um reforço para desfrutar de umas férias seguras, aproveitando as paisagens únicas e os produtos gastronómicos inconfundíveis desta região do país.

Graças à campanha "O Norte lá em cima", dirigida ao mercado nacional, e promovida pela Associação de Turismo do Porto (ATP) e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), existe um vasto leque de ofertas para estes destinos turísticos, nas mais diversas áreas: "City & Short Breaks", "Turismo de Gastronomia e Vinhos", "Natureza", "Saúde e Bem Estar", "Turismo Religioso", "Cultural e Paisagístico" ou ainda "Náutico".

Para usufruir plenamente da paisagem, nada melhor do que embarcar numa viagem no tempo e visitar a Região Norte do país através de um dos comboios históricos da CP.

Após a descontinuidade da circulação deste comboio em 2019, desde o dia 12 de julho voltou a ser possível apreciar o Douro vinhateiro através do comboio MiraDouro, que assegura as ligações entre o Porto e o Pocinho, proporcionando assim uma incursão única por um percurso invulgar e repleto de beleza.

Com carruagens produzidas na década de 40, os viajantes são transportados para outra época, através de uma viagem pelos socalcos das vinhas que não descura do conforto, providenciando janelas amplas e panorâmicas para apreciar melhor a viagem.

Optando por ficar na cidade do Porto, são várias as possibilidades que proporcionam atividades ao ar livre e culturais, garantindo, como sempre, um fim de semana preenchido e repleto de animação.

Desde aulas de skate, aos já habituais programas municipais gratuitos de exercício físico ao ar livre, sugestões não faltam para exercitar o corpo e a mente, durante este sábado e domingo.

Com o tempo convidativo que se faz sentir, também as zonas pedonais temporárias regressam à cidade, agora com mais animação e desporto. De forma a melhorar a experiência no espaço público, o projeto municipal acrescenta agora aulas de relaxamento e exercício físico, jogos tradicionais e várias propostas de animação na Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e no Passeio das Virtudes. 

As atividades serão dinamizadas, a partir de domingo, pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto e por vários parceiros privados. Privilegiando a circulação de peões, a iniciativa municipal condiciona o trânsito entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo, em 13 artérias da Baixa do Porto.

No que diz respeito às atividades culturais, concertos e exposições contemplam as sugestões do "Porto.".

Ainda privilegiando a zona Norte, o Centro Português de Fotografia (CPF) reúne um conjunto de imagens, da autoria de Carlos Cardoso, que retrata um Douro saudosista e intemporal, marcado pelos aspetos físicos e geográficos. A exposição "Mitos Adiados" fica patente até dia 11 de novembro, com entrada gratuita.
 
Para um serão em família, a Alfândega do Porto apresenta a maior exposição de LEGO europeia, numa mostra que reúne mais de 5 milhões de peças lego, distribuídas por 2.000 metros quadrados. Dividida por 12 áreas temáticas, que recriam o imaginário de alguns dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, a exposição fica até dia 23 de agosto e promete fazer as delícias dos pequenos e graúdos.

Também o Teatro de Marionetas do Porto já se encontra de portas abertas e convida a uma visita ao seu museu com a exposição "Marionetas Contemporâneas: Criações e discursos", numa mostra que revisita alguns dos trabalhos mais emblemáticos da companhia.

Para encerrar o fim de semana, no domingo, às 19 horas, a Porta-Jazz convida para mais um concerto ao ar livre, com palco montado no exterior das suas instalações.

Regressando à prática semanal de concertos, a associação de músicos da cidade apresenta o quarteto Esmae Jazz Ensemble, uma formação pouco convencional, composta por trombone, duas guitarras, clarinete e bateria de um grupo de alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.