Sociedade

Experiência piloto promove educação ambiental com oficinas à distância

  • Notícia

    Notícia

Uma experiência piloto de oficinas virtuais de educação ambiental, orientada pelos serviços municipais do ambiente, arrancou nesta quarta-feira com os alunos de um centro de estudos da cidade. As 12 sessões planeadas integram o programa de Educação Ambiental do Município do Porto, que está a ser adaptado face às contingências atuais.

As oficinas revestem-se de caráter teórico-prático, sendo que os participantes são desafiados a reutilizar alguns materiais para construir uma pequena horta vertical, um canteiro de ervas aromáticas ou um hotel para insetos. Além da componente artística, esta proposta promove, fundamentalmente, o contacto com a terra e com outros seres vivos, uma experiência importante neste período de isolamento.

Estão programadas duas sessões por semana, através da plataforma Zoom, uma para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e outra para alunos de EB de 2.º e 3.º ciclo e secundário. A dúzia de sessões planeadas vai abordar diversas temáticas e nesta primeira semana o foco é a construção de estruturas promotoras de biodiversidade na cidade.

Esta experiência piloto configura uma das primeiras de adaptação do programa de educação ambiental municipal, face à pandemia do novo coronavírus. Está em curso ainda a elaboração de um programa virtual que garanta a oferta permanente de oficinas de educação ambiental para a cidade.