Sociedade

Expansão das linhas do Metro do Porto com reforço de 95 milhões de euros

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_porto.jpg

Miguel Nogueira

O projeto de expansão das linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto vai receber um reforço no valor de 95 milhões de euros, passando assim a verba total das duas obras de 270 para 365 milhões de euros.

A decisão, tomada ontem pelo Conselho de Ministros, vai reforçar a verba do projeto de expansão das linhas Rosa (entre a Praça da Liberdade e a Casa da Música) e Amarela (entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia), permitindo assim lançar um novo concurso para que as empreitadas estejam concluídas antes do final do ano de 2023.

Tal decisão deve-se ao facto de todos os sete concorrentes do concurso público, que terminou no dia 9 de março, terem apresentado valores que ultrapassavam o montante-base estipulado para as empreitadas, tendo sido necessário a empresa solicitar um reforço da verba ao Governo, avança a Lusa.

Desta forma, o valor da empreitada para a Linha Amarela, que estava avaliado em 95 milhões de euros, passa a ser de 130 milhões de euros, enquanto o da Linha Rosa, que tinha como valor-base 175 milhões de euros, se vai fixar nos 235 milhões de euros.

A extensão da Linha Amarela vai permitir construir um troço com três estações, que vão ligar Santo Ovídio a Vila d'Este, enquanto a Linha Rosa, por sua vez, vai permitir a construção de mais quatro estações, entre a Praça da Liberdade e a Casa da Música, acrescentando cerca de três quilómetros de via a cada uma das linhas.

As novas linhas do Metro do Porto vão poder acrescentar cerca de 10 milhões de novos clientes à sua rede.