Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exército celebrou Dia do Comando com desfile e homenagem a Pires Veloso
26-11-2019
O "Dia do Comando do Pessoal do Exército" foi hoje assinalado com um programa festivo que incluiu desfile militar e cerimónias solenes no Quartel de Santo Ovídio, mais conhecido como Quartel General e situado na Praça da República.

O programa, em que participou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, teve momentos emotivos com a homenagem ao antigo comandante da Região Militar Norte, Brigadeiro Pires Veloso, falecido em 2015 e que foi apelidado de "Vice-Rei do Norte" por causa da intervenção no golpe militar de 25 de novembro de 1975.

Tio do músico Rui Veloso e irmão do primeiro presidente eleito da Câmara do Porto, Aureliano Veloso, o brigadeiro passa a partir de hoje a ter uma evocação permanente no quartel onde exerceu o seu comando, através do "Expositor Brigadeiro Pires Veloso" instalado na Sala de Oficiais Generais e cuja inauguração contou também com a presença de vários familiares do antigo comandante.

Celebração eucarística na Igreja da Lapa, desfile e Guarda de Honra, homenagem aos militares mortos, no Átrio D. Afonso Henriques, e sessão solene no Salão Nobre do quartel integraram ainda o programa de hoje, que terminou com uma visita à "exposição de capacidades" (meios militares) ao serviço daquela unidade.