Sociedade

Exercício na natureza levou dezenas ao Parque Oriental

  • Notícia

    Notícia

De quinze em quinze dias, há Domingos em Forma no Parque Oriental, entre as 10 e as 11 horas. Foram vários os participantes que aderiram ao programa público municipal de promoção da atividade física e hábitos de vida saudável, que acontece sempre no primeiro e terceiro domingos de cada mês. 

A manhã de ontem teve início com um aquecimento e alongamentos no Pavilhão Municipal do Lagarteiro, seguidos de caminhadas e exercício físico ao ar livre pelo Parque Oriental da Cidade do Porto. Todas as atividades são planeadas e orientadas por profissionais de educação física.

O programa é dinamizado pela empresa municipal PortoLazer e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Campanhã. A participação é livre, sem necessidade de inscrição.

O próximo Domingo em Forma está marcado para 17 de fevereiro e aos interessados basta comparecer no pavilhão com roupa e calçado confortável. No dia da atividade, a PortoLazer disponibiliza, ainda, transporte gratuito de autocarro entre a Estação Ferroviária de Porto-Campanhã e o local, nos seguintes horários:

- Estação-Pavilhão: 09h20 e 09h50

- Pavilhão-Estação: 11h00

O pulmão verde da zona oriental da cidade

Localizado na freguesia de Campanhã, o Parque Oriental desenvolve-se ao longo das margens do Rio Tinto, atualmente em processo de despoluição, numa parceria entre as Câmaras do Porto e Gondomar.

Orçado em cerca de 7,9 milhões de euros, o projeto intermunicipal tem vindo a ser acompanhado diretamente pela empresa municipal Águas do Porto. Integra também a construção do intercetor do Tinto numa extensão de 1 950 metros, a construção de um exutor com 4 100 metros que vai unir as descargas das duas ETAR (Rio Tinto e Freixo) e a construção de um exutor submarino para entrega dos efluentes tratados no Rio Douro, junto à Ponte do Freixo.

Após a conclusão dos trabalhos, o Parque Oriental será ampliado, passando a ter o dobro da dimensão. Destes trabalhos resultará a ligação entre o Parque Urbano de Rio Tinto, que terá 36 500 metros quadrados, e o Parque Oriental da Cidade do Porto, que aumentará a sua área para 20 hectares. O projeto de duplicação do Parque Oriental está a ser coordenado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, que foi também o grande obreiro do Parque da Cidade.