Sociedade

Executivo vota reforço do apoio ao CCD Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_ccd_06.jpg

Na reunião de Câmara da próxima terça-feira, Catarina Araújo, vereadora do pelouro da Juventude e Desporto, propõe a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município e o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCDTCM). O documento prevê o apoio de 200 mil euros para o desenvolvimento das atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa, que integram a missão do CCD Porto. 

 

No ano em que comemora 50 anos de existência, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCDTCM) é já uma referência no panorama associativo da cidade, intervindo diretamente na promoção do bem-estar dos trabalhadores municipais e fomentando, de igual modo, a igualdade social, através de um calendário pleno de atividades de índole desportiva, cultural, educativa e de proteção da saúde.

No protocolo que será estabelecido, fica assente que a associação sem fins lucrativos não se encontra abrangida "por outras fontes de financiamento público" e que o apoio financeiro concedido pela autarquia, no valor de 200 mil euros até ao final de 2018, se justifica pelo dinamismo crescente do CCD Porto. Aliás, compete precisamente à Câmara "deliberar sobre a concessão de apoio financeiro a instituições legalmente constituídas pelos funcionários dos municípios", que tenham por objeto o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e desportivas.

Sediado na Rua Alves Redol, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, presidido por Gouveia dos Santos, ocupa uma área aproximada de 20.370 metros quadrados e possui uma vasta gama de espaços sociais, desportivos e educacionais, contribuindo, efetivamente, para a "melhoria da qualidade de vida dos funcionários" e dos seus familiares. Mais ainda, o CCD Porto está aberto à comunidade em geral, não obstante as regalias e apoios destinados aos associados efetivos.

Do futebol à dança, do pilates ao karaté, passando pelas diferentes modalidades de pavilhão e ginásio, a oferta desportiva é diversificada. Na área da educação, tem na Universidade Sénior Eugénio de Andrade, no ATL em funcionamento contínuo e nos mini cursos que, periodicamente, são ministrados os seus maiores ativos. Já no campo cultural, são famosas as visitas culturais organizadas e concorridas as inscrições para a ABC - Escola de Artes e Tradições.
O CCD Porto dispõe ainda de um Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social e oferece apoio jurídico gratuito a todos os sócios e familiares diretos. 

No protocolo de cooperação a firmar entre a Câmara  e o CCDTCM, fica também acordado que a associação terá de apresentar um relatório de execução das atividades desenvolvidas, decorrentes do apoio concedido.