Sociedade

Europeu Universitário de Basquetebol disputa-se de 31 de julho a 3 de agosto

  • Notícia

    Notícia

O 4.º Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 vai decorrer entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. Envolve 18 equipas femininas e 25 masculinas de 22 países, num total de 250 participantes, entre atletas, oficiais, organização, a que se junta uma centena de voluntários.

A cerimónia de apresentação pública do evento decorreu nesta manhã de sexta-feira, no átrio da Câmara do Porto, parceira institucional da iniciativa juntamente com o Município de Matosinhos, onde foram assinados os protocolos que formalizam as respetivas parcerias entre instituições.

Catarina Araújo, vereadora da Câmara do Porto, salientou a importância dada pelo Executivo municipal ao setor do desporto e aos benefícios que confere junto da população, especialmente dos jovens.

"A aposta no desporto tem sido, desde o início, marca deste mandato. Achamos que uma cidade como o Porto, moderna, eclética e inclusiva tem que ter na prática e na promoção do desporto uma prioridade; é nessa cidade que temos trabalhado", disse, aquando da sua intervenção.

A responsável pelo pelouro da Juventude e Desporto sublinhou, ainda, o trabalho parceiro que tem sido desenvolvido com o Município de Matosinhos, reunindo "sinergias" para organizar uma série de eventos, desportivos e culturais, "num território que é único".

A ideia foi reforçada por Helena Vaz, administradora da empresa municipal Matosinhos Sport, que referiu que este campeonato "junta uma parte da Frente Atlântica", para que "mais uma vez com menos façamos mais".

O presidente da Federação Académica do Porto e da Comissão Organizadora do campeonato, João Pedro Videira, salientou a eficácia deste género de evento na promoção de um conjunto de valores, como "a cooperação, o espírito de equipa e sacrífico, os direitos humanos e o altruísmo", todos eles intrínsecos à própria União Europeia.

"Não é só na sala de aula que se forma um estudante", disse o dirigente estudantil e enfatizou a importância do desenvolvimento destas iniciativas para a promoção de "jovens e cidadãos mais ativos e envolvidos, mais responsáveis política e civicamente e mais participativos".

O campeonato representa uma organização conjunta da Federação Académica do Porto, da Universidade do Porto e do Politécnico do Porto, sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário, atribuído pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

A competição acontece na praia de Matosinhos, estando a cerimónia de abertura marcada para o dia 31, pelas 20,30 horas, no recinto desportivo instalado junto à praia. A defender as cores da bandeira nacional, vão estar equipas do Politécnico do Porto e das Universidades do Porto, do Minho, de Aveiro e Nova de Lisboa.

A nível internacional, marcam presença atletas da Áustria, Alemanha, Bulgária, Croácia, Estónia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Holanda, Israel, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Romênia, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

O basquetebol 3x3 é uma modalidade em desenvolvimento em Portugal, que será integrada, pela primeira vez, no programa olímpico em Tóquio 2020. O 4.º Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 conta, também, com o apoio da Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol do Porto e do Instituto Português do Desporto e Juventude.